A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Beatriz Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315
Resumo: This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipment
id PUC_SP-1_4cded32bf97b8ff0661dac29bd4df0cb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31315
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Passos, PatríciaAmaro, Beatriz Soares2023-02-28T22:39:44Z2023-02-28T22:39:44Z2010-02-16Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipmentEste trabalho focaliza as possibilidades do ensino à distância com auxílio das novas tecnologias da informação, que permitem a criação de ferramentas educacionais em ambiente virtual. O planejamento de um curso em ambiente virtual depende do Design Instrucional, que compreende tanto os aspectos pedagógicos quanto o desenvolvimento de um ambiente de ensino, como podem ser os micromundos de aprendizagem, ambientes em que é possível a simulação da realidade, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem sob o conceito construtivista. É também apresentado, como exemplo, o “Empreendedorismo do Saber”, um curso criado como atividade de um módulo do curso de pós-graduação na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), focado na formação de orientadores de aprendizagem em Educação à Distância. Esta atividade, enfocando a Andragogia, mostrou a importância de um ambiente amigável como facilitador das interações entre aprendizes e os equipamentos informáticosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDesign instrucionalEducação à distânciaAndragogiainstructional designdistance learningandragogyA importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBEATRIZ SOARES AMARO.pdfapplication/pdf432603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/1/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdfce713e1443cd863ed33fa7e377943938MD51TEXTBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.txtBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.txtExtracted texttext/plain71638https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/2/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.txt4a7fa7859fb9667e3ddbc652c34baf9fMD52THUMBNAILBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.jpgBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/3/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.jpgcbba642b6fa455c1f1983a7d6e576f72MD53handle/313152023-03-01 01:09:16.864oai:repositorio.pucsp.br:handle/31315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:09:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Amaro, Beatriz Soares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Design instrucional
Educação à distância
Andragogia
instructional design
distance learning
andragogy
title_short A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author Amaro, Beatriz Soares
author_facet Amaro, Beatriz Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Beatriz Soares
contributor_str_mv Passos, Patrícia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Design instrucional
Educação à distância
Andragogia
instructional design
distance learning
andragogy
dc.subject.por.fl_str_mv Design instrucional
Educação à distância
Andragogia
dc.subject.eng.fl_str_mv instructional design
distance learning
andragogy
description This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipment
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315
identifier_str_mv Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/1/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/2/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/3/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce713e1443cd863ed33fa7e377943938
4a7fa7859fb9667e3ddbc652c34baf9f
cbba642b6fa455c1f1983a7d6e576f72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799795981538033664