A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315 |
Resumo: | This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipment |
id |
PUC_SP-1_4cded32bf97b8ff0661dac29bd4df0cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31315 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, PatríciaAmaro, Beatriz Soares2023-02-28T22:39:44Z2023-02-28T22:39:44Z2010-02-16Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipmentEste trabalho focaliza as possibilidades do ensino à distância com auxílio das novas tecnologias da informação, que permitem a criação de ferramentas educacionais em ambiente virtual. O planejamento de um curso em ambiente virtual depende do Design Instrucional, que compreende tanto os aspectos pedagógicos quanto o desenvolvimento de um ambiente de ensino, como podem ser os micromundos de aprendizagem, ambientes em que é possível a simulação da realidade, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem sob o conceito construtivista. É também apresentado, como exemplo, o “Empreendedorismo do Saber”, um curso criado como atividade de um módulo do curso de pós-graduação na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), focado na formação de orientadores de aprendizagem em Educação à Distância. Esta atividade, enfocando a Andragogia, mostrou a importância de um ambiente amigável como facilitador das interações entre aprendizes e os equipamentos informáticosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDesign instrucionalEducação à distânciaAndragogiainstructional designdistance learningandragogyA importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBEATRIZ SOARES AMARO.pdfapplication/pdf432603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/1/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdfce713e1443cd863ed33fa7e377943938MD51TEXTBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.txtBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.txtExtracted texttext/plain71638https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/2/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.txt4a7fa7859fb9667e3ddbc652c34baf9fMD52THUMBNAILBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.jpgBEATRIZ SOARES AMARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/3/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.jpgcbba642b6fa455c1f1983a7d6e576f72MD53handle/313152023-03-01 01:09:16.864oai:repositorio.pucsp.br:handle/31315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:09:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
spellingShingle |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Amaro, Beatriz Soares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Design instrucional Educação à distância Andragogia instructional design distance learning andragogy |
title_short |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_fullStr |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_sort |
A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
author |
Amaro, Beatriz Soares |
author_facet |
Amaro, Beatriz Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Patrícia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Beatriz Soares |
contributor_str_mv |
Passos, Patrícia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Design instrucional Educação à distância Andragogia instructional design distance learning andragogy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design instrucional Educação à distância Andragogia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
instructional design distance learning andragogy |
description |
This paper focuses thedistance learningpossibilities with the support of information new technologies, which allow the creation of educational tools in a virtual environment.The planning of classes in a virtual environment depends of the Instructional Design, which includes both the pedagogical characteristicsas the development of a teaching environment, as can be the microworlds learning environments, where is possible to simulate the reality, contributing to theteachingand learning processunder the constructivist concept. This paper shown as an example, the "Enterprise of Knowledge," a course designed as an activity of a module of the course of postgraduate studies at the Pontifical University of São Paulo (PUC-SP), focused on training for learning tutorsinDistanceLearning.This activity, focusing on Andragogy, give an idea about the importance of a friendly environment to facilitate therelations between learners and computer equipment |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315 |
identifier_str_mv |
Amaro, Beatriz Soares. A importância do layout gráfico no desenvolvimento de um curso à distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/1/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/2/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31315/3/BEATRIZ%20SOARES%20AMARO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce713e1443cd863ed33fa7e377943938 4a7fa7859fb9667e3ddbc652c34baf9f cbba642b6fa455c1f1983a7d6e576f72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277769361653760 |