MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Branca, Oliveira, Isolina, Pinto, Maria do Carmo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7356
Resumo: Os Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos disponibilizados online, sem custos para o utilizador e desenhados de forma a poderem ser escalados, permitindo um grande número de participantes. Neste âmbito, uma equipa de investigadores da UAb desenvolveu um modelo pedagógico que tem vindo a ser testado, debatido e aprofundado, o qual assenta em pressupostos socioconstrutivistas que combinam a dimensão da autoaprendizagem com a dimensão social. Neste artigo analisa-se e discute-se em que medida a aplicação e aprofundamento deste modelo pedagógico no MOOC Competências Digitais para Professores promove a apropriação de conhecimento e partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de competências digitais. Considerando que a aprendizagem se desenvolve através da interação com os materiais, os facilitadores e entre os participantes, procedeu-se à análise das interações ocorridas no espaço virtual; numa segunda fase, realizou-se uma análise de conteúdo das diferentes produções dos participantes. Em conclusão, o artigo evidencia a contribuição deste modelo pedagógico inovador para a apropriação de novos conhecimentos e a reflexão sobre as práticas, destacando a possibilidade destes cursos se constituírem como um instrumento poderoso na formação de professores e outros profissionais, proporcionando pontos de reflexão sobre as novas abordagens pedagógicas que emergem a partir dos MOOCs.
id RCAP_dd7d5d1b0c1f660bfa7985054c9c88b7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadoraMOOC “Digital competences for teachers”: an innovative training practiceCompetências digitaisElearningInteração virtualModelo pedagógicoMOOCDigital competenciesOnline interactionPedagogical modelOs Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos disponibilizados online, sem custos para o utilizador e desenhados de forma a poderem ser escalados, permitindo um grande número de participantes. Neste âmbito, uma equipa de investigadores da UAb desenvolveu um modelo pedagógico que tem vindo a ser testado, debatido e aprofundado, o qual assenta em pressupostos socioconstrutivistas que combinam a dimensão da autoaprendizagem com a dimensão social. Neste artigo analisa-se e discute-se em que medida a aplicação e aprofundamento deste modelo pedagógico no MOOC Competências Digitais para Professores promove a apropriação de conhecimento e partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de competências digitais. Considerando que a aprendizagem se desenvolve através da interação com os materiais, os facilitadores e entre os participantes, procedeu-se à análise das interações ocorridas no espaço virtual; numa segunda fase, realizou-se uma análise de conteúdo das diferentes produções dos participantes. Em conclusão, o artigo evidencia a contribuição deste modelo pedagógico inovador para a apropriação de novos conhecimentos e a reflexão sobre as práticas, destacando a possibilidade destes cursos se constituírem como um instrumento poderoso na formação de professores e outros profissionais, proporcionando pontos de reflexão sobre as novas abordagens pedagógicas que emergem a partir dos MOOCs.Massive Open Online Courses (MOOC) are open courses available online without costs for the user and designed in such a way as to be scalable, thus allowing for a large number of participants. In this framework, a team of researchers from Universidade Aberta (UAb.pt) has developed a specific pedagogical model which has being tested, discussed and improved. This model is based on a number of socio-constructivist principles which combine autonomous learning with a strong social dimension. This paper analyses and discussed to which extent the use and improvement of the model in the MOOC Digital Competencies for Teachers promotes knowledge appropriation and the sharing of experiences, as well as the development of digital competencies. Taking into consideration that learning is conducted through interaction with materials, facilitators and with fellow participants, the research starts by analyzing interactions which took place in the virtual learning environment. In a second phase, it is conducted a content analysis of the different digital artefacts produced by the participants. In conclusion, the paper shows how this innovative model contributes to the appropriation of new knowledge and reflection on practices, highlighting the possibility of these courses being powerful tools for the training of teachers and other professionals. The authors also discuss the new pedagogical approaches emerging from MOOCs.União Europeia (CIP)AIESAD (Asociación Iberoamericana de Educação Superior a Distância)Repositório AbertoTeixeira, AntónioMiranda, BrancaOliveira, IsolinaPinto, Maria do Carmo Teixeira2018-06-14T09:03:11Z2018-03-122018-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7356porTeixeira, António [et al.] - MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora. "RIED [Em linha]: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia". ISSN 1138-2783. Vol. 21, nº 2 (2018), p. 243-2611138-2783 (Print)http://dx.doi. org/10.5944/ried.21.2.19784info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:38.965432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
MOOC “Digital competences for teachers”: an innovative training practice
title MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
spellingShingle MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
Teixeira, António
Competências digitais
Elearning
Interação virtual
Modelo pedagógico
MOOC
Digital competencies
Online interaction
Pedagogical model
title_short MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
title_full MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
title_fullStr MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
title_full_unstemmed MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
title_sort MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora
author Teixeira, António
author_facet Teixeira, António
Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Pinto, Maria do Carmo Teixeira
author_role author
author2 Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Pinto, Maria do Carmo Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, António
Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Pinto, Maria do Carmo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais
Elearning
Interação virtual
Modelo pedagógico
MOOC
Digital competencies
Online interaction
Pedagogical model
topic Competências digitais
Elearning
Interação virtual
Modelo pedagógico
MOOC
Digital competencies
Online interaction
Pedagogical model
description Os Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos disponibilizados online, sem custos para o utilizador e desenhados de forma a poderem ser escalados, permitindo um grande número de participantes. Neste âmbito, uma equipa de investigadores da UAb desenvolveu um modelo pedagógico que tem vindo a ser testado, debatido e aprofundado, o qual assenta em pressupostos socioconstrutivistas que combinam a dimensão da autoaprendizagem com a dimensão social. Neste artigo analisa-se e discute-se em que medida a aplicação e aprofundamento deste modelo pedagógico no MOOC Competências Digitais para Professores promove a apropriação de conhecimento e partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de competências digitais. Considerando que a aprendizagem se desenvolve através da interação com os materiais, os facilitadores e entre os participantes, procedeu-se à análise das interações ocorridas no espaço virtual; numa segunda fase, realizou-se uma análise de conteúdo das diferentes produções dos participantes. Em conclusão, o artigo evidencia a contribuição deste modelo pedagógico inovador para a apropriação de novos conhecimentos e a reflexão sobre as práticas, destacando a possibilidade destes cursos se constituírem como um instrumento poderoso na formação de professores e outros profissionais, proporcionando pontos de reflexão sobre as novas abordagens pedagógicas que emergem a partir dos MOOCs.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14T09:03:11Z
2018-03-12
2018-03-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7356
url http://hdl.handle.net/10400.2/7356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, António [et al.] - MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora. "RIED [Em linha]: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia". ISSN 1138-2783. Vol. 21, nº 2 (2018), p. 243-261
1138-2783 (Print)
http://dx.doi. org/10.5944/ried.21.2.19784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIESAD (Asociación Iberoamericana de Educação Superior a Distância)
publisher.none.fl_str_mv AIESAD (Asociación Iberoamericana de Educação Superior a Distância)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135053715865600