Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, António Rui
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Montenegro, Nuno, Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa, Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11845
Resumo: Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
id RCAP_dd9a3a1a0dc6a5c05254473f3d83b9fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundárioStress“Burnout”SaúdeSatisfaçãoProfessoresPhysical healthSatisfactionTeachingEste trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.(undefined)Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)Universidade do MinhoGomes, António RuiMontenegro, NunoPeixoto, Ana Maria Baptista da CostaPeixoto, Ana Rita Baptista da Costa20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11845por"Psicologia & Sociedade". ISSN 0102-7182. 22:3 (2010) 587-597.0102-718210.1590/S0102-71822010000300019info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:56.941506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
spellingShingle Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
Gomes, António Rui
Stress
“Burnout”
Saúde
Satisfação
Professores
Physical health
Satisfaction
Teaching
title_short Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_full Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_fullStr Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_full_unstemmed Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_sort Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
author Gomes, António Rui
author_facet Gomes, António Rui
Montenegro, Nuno
Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa
author_role author
author2 Montenegro, Nuno
Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, António Rui
Montenegro, Nuno
Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
“Burnout”
Saúde
Satisfação
Professores
Physical health
Satisfaction
Teaching
topic Stress
“Burnout”
Saúde
Satisfação
Professores
Physical health
Satisfaction
Teaching
description Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11845
url http://hdl.handle.net/1822/11845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia & Sociedade". ISSN 0102-7182. 22:3 (2010) 587-597.
0102-7182
10.1590/S0102-71822010000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132380397568000