Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,A. Rui
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Montenegro,Nuno, Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa, Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019
Resumo: Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
id ABRAPSO-1_0458cb8183b94ce68a2d38356d889f07
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822010000300019
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundáriostress"burnout"saúdesatisfaçãoprofessoresEste trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.Associação Brasileira de Psicologia Social2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019Psicologia & Sociedade v.22 n.3 2010reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822010000300019info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,A. RuiMontenegro,NunoPeixoto,Ana Maria Baptista da CostaPeixoto,Ana Rita Baptista da Costapor2011-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822010000300019Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2011-02-08T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
spellingShingle Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
Gomes,A. Rui
stress
"burnout"
saúde
satisfação
professores
title_short Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_full Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_fullStr Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_full_unstemmed Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
title_sort Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
author Gomes,A. Rui
author_facet Gomes,A. Rui
Montenegro,Nuno
Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa
author_role author
author2 Montenegro,Nuno
Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,A. Rui
Montenegro,Nuno
Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa
Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv stress
"burnout"
saúde
satisfação
professores
topic stress
"burnout"
saúde
satisfação
professores
description Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822010000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.22 n.3 2010
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212532570030080