Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura. |
id |
ABRAPSO-1_0458cb8183b94ce68a2d38356d889f07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822010000300019 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundáriostress"burnout"saúdesatisfaçãoprofessoresEste trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.Associação Brasileira de Psicologia Social2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019Psicologia & Sociedade v.22 n.3 2010reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822010000300019info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,A. RuiMontenegro,NunoPeixoto,Ana Maria Baptista da CostaPeixoto,Ana Rita Baptista da Costapor2011-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822010000300019Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2011-02-08T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
title |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
spellingShingle |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário Gomes,A. Rui stress "burnout" saúde satisfação professores |
title_short |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
title_full |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
title_fullStr |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
title_sort |
Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
author |
Gomes,A. Rui |
author_facet |
Gomes,A. Rui Montenegro,Nuno Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Montenegro,Nuno Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,A. Rui Montenegro,Nuno Peixoto,Ana Maria Baptista da Costa Peixoto,Ana Rita Baptista da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
stress "burnout" saúde satisfação professores |
topic |
stress "burnout" saúde satisfação professores |
description |
Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822010000300019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.22 n.3 2010 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212532570030080 |