Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Laura Ornelas da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1572
Resumo: O presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reúne os pressupostos teóricos e metodológicos que suportaram a intervenção pedagógica desenvolvida em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar, na Escola Básica da Achada, situada no concelho do Funchal. Estruturalmente dispõe de duas partes: enquadramento teórico e metodológico e intervenção pedagógica que, embora diferentes, complementam-se. Confere especial destaque aos desafios que advêm da implementação do currículo que, ainda na atualidade, é tido como oficial e único, evidenciando-se, por exemplo, as fragilidades da articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla o processo de construção da identidade e profissionalidade docentes, bem como a metodologia de investigação-ação, enquanto proposta de construção do conhecimento profissional docente e consequente reflexividade. Integra ainda as estratégias do processo de Ensino-Aprendizagem que têm por base as experiências, motivações e conhecimentos prévios das crianças, com vista à efetivação de aprendizagens significativas. A parte referente à intervenção pedagógica espelha o desenvolvimento da ação nas duas valências. Contextualiza-se a instituição escolar, os ambientes e recursos educativos, bem como as atividades desenvolvidas. Reflete-se ainda acerca da pertinência das intervenções realizadas com a comunidade educativa. Por fim, procede-se às considerações finais que evidenciam a importância da adoção de uma atitude reflexiva para a profissão docente, salientando-se os aspetos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional durante a intervenção pedagógica.
id RCAP_dd9ab97a8861bf2123629f0eefb10035
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoIntervenção pedagógicaEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoReflexividadeEnsino-aprendizagemPedagogical interventionPre-school Education1st Cycle of Basic EducationReflexivityTeaching/LearningEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reúne os pressupostos teóricos e metodológicos que suportaram a intervenção pedagógica desenvolvida em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar, na Escola Básica da Achada, situada no concelho do Funchal. Estruturalmente dispõe de duas partes: enquadramento teórico e metodológico e intervenção pedagógica que, embora diferentes, complementam-se. Confere especial destaque aos desafios que advêm da implementação do currículo que, ainda na atualidade, é tido como oficial e único, evidenciando-se, por exemplo, as fragilidades da articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla o processo de construção da identidade e profissionalidade docentes, bem como a metodologia de investigação-ação, enquanto proposta de construção do conhecimento profissional docente e consequente reflexividade. Integra ainda as estratégias do processo de Ensino-Aprendizagem que têm por base as experiências, motivações e conhecimentos prévios das crianças, com vista à efetivação de aprendizagens significativas. A parte referente à intervenção pedagógica espelha o desenvolvimento da ação nas duas valências. Contextualiza-se a instituição escolar, os ambientes e recursos educativos, bem como as atividades desenvolvidas. Reflete-se ainda acerca da pertinência das intervenções realizadas com a comunidade educativa. Por fim, procede-se às considerações finais que evidenciam a importância da adoção de uma atitude reflexiva para a profissão docente, salientando-se os aspetos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional durante a intervenção pedagógica.This report aims to get a degree in Preschool Education and Primary School Teaching and brings together the theoretical and methodological assumptions which support the pedagogical intervention developed in the context of teacher training in the 1st Cycle of Basic Education and Preschool Education at Achada Basic School, located at municipality of Funchal. In its structure there are two parts: theoretical and methodological framework and pedagogical intervention which, although different, are complementary. It grants special emphasis on challenges arising from the Curriculum implementation that, even today, is considered official and unique, pointing for example, weaknesses in the articulation between pre-school education and the 1st cycle of Basic Education. It includes the construction process of teachers’ identity and professionalism, as well as the action research methodology as a proposal of teachers’ professional knowledge construction and consequent reflexivity. It also integrates the teaching-learning process strategies that are based on the experiences, motivations and prior knowledge of the children, aiming effective meaningful learning. In what concerns pedagogical intervention it reflects action development in both valences. It contextualizes the school institution, educational environments and resources, as well as developed activities. It also cogitates on the relevance of interventions with the educational community. Finally, it proceeds to the final considerations which highlight the importance of adopting a reflexive attitude towards the teaching profession by stressing the aspects that contributed to personal and professional growth and development during the pedagogical intervention.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaSilva, Sofia Laura Ornelas da2017-07-23T00:30:09Z2015-07-08T00:00:00Z2015-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1572201650096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.274851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Silva, Sofia Laura Ornelas da
Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexividade
Ensino-aprendizagem
Pedagogical intervention
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Reflexivity
Teaching/Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Sofia Laura Ornelas da
author_facet Silva, Sofia Laura Ornelas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia Laura Ornelas da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexividade
Ensino-aprendizagem
Pedagogical intervention
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Reflexivity
Teaching/Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Intervenção pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexividade
Ensino-aprendizagem
Pedagogical intervention
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Reflexivity
Teaching/Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reúne os pressupostos teóricos e metodológicos que suportaram a intervenção pedagógica desenvolvida em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar, na Escola Básica da Achada, situada no concelho do Funchal. Estruturalmente dispõe de duas partes: enquadramento teórico e metodológico e intervenção pedagógica que, embora diferentes, complementam-se. Confere especial destaque aos desafios que advêm da implementação do currículo que, ainda na atualidade, é tido como oficial e único, evidenciando-se, por exemplo, as fragilidades da articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla o processo de construção da identidade e profissionalidade docentes, bem como a metodologia de investigação-ação, enquanto proposta de construção do conhecimento profissional docente e consequente reflexividade. Integra ainda as estratégias do processo de Ensino-Aprendizagem que têm por base as experiências, motivações e conhecimentos prévios das crianças, com vista à efetivação de aprendizagens significativas. A parte referente à intervenção pedagógica espelha o desenvolvimento da ação nas duas valências. Contextualiza-se a instituição escolar, os ambientes e recursos educativos, bem como as atividades desenvolvidas. Reflete-se ainda acerca da pertinência das intervenções realizadas com a comunidade educativa. Por fim, procede-se às considerações finais que evidenciam a importância da adoção de uma atitude reflexiva para a profissão docente, salientando-se os aspetos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional durante a intervenção pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08T00:00:00Z
2015-07-08T00:00:00Z
2017-07-23T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1572
201650096
url http://hdl.handle.net/10400.13/1572
identifier_str_mv 201650096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912848678912