Medir a qualidade da escrita em Português L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ângela Filipe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinto, Maria da Graça L. Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/12797
Resumo: O texto propõe olhar a densidade de ideias como medida de riqueza e de precisão lexicais em português L2. A densidade de ideias (Kemper et al. 2001; Snowdon et al, 1999) configurase como uma medida de riqueza e de precisão lexicais que surge associada à complexidade gramatical no âmbito de um estudo sobre a qualidade da escrita em fases distintas da vida em L1. Não obstante, argumenta-se que a mesma metodologia de análise pode ser útil na avaliação da escrita em português L2. Assim, propõe-se a análise de uma tarefa de escrita, uma síntese, redigida por um grupo de estudantes adultos de português L2 de nível avançado tendo por base o método de Snowdon et al (1999). Os resultados mostram que a densidade de ideias encontrada nos textos escritos é pouco elevada, o que pode dever-se a falta de motivação para a escrita, como também à pouca familiaridade que evidenciaram ter com o registo escrito.
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