«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686 |
Resumo: | No contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo. |
id |
RCAP_dda6b4b793d07625d110c1ddcf2d2e75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência PedagógicaEducação MédicaNo contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686por2184-44532184-3333Gomes-Pedro, JoãoPatrício, MadalenaLevy, M. Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:56:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:25:04.020284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
title |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
spellingShingle |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica Gomes-Pedro, João Educação Médica |
title_short |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
title_full |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
title_fullStr |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
title_sort |
«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica |
author |
Gomes-Pedro, João |
author_facet |
Gomes-Pedro, João Patrício, Madalena Levy, M. Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Patrício, Madalena Levy, M. Lourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-Pedro, João Patrício, Madalena Levy, M. Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica |
topic |
Educação Médica |
description |
No contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686 |
url |
https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-4453 2184-3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133520820436992 |