«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes-Pedro, João
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Patrício, Madalena, Levy, M. Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686
Resumo: No contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo.
id RCAP_dda6b4b793d07625d110c1ddcf2d2e75
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência PedagógicaEducação MédicaNo contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686por2184-44532184-3333Gomes-Pedro, JoãoPatrício, MadalenaLevy, M. Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:56:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:25:04.020284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
title «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
spellingShingle «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
Gomes-Pedro, João
Educação Médica
title_short «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
title_full «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
title_fullStr «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
title_full_unstemmed «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
title_sort «Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica
author Gomes-Pedro, João
author_facet Gomes-Pedro, João
Patrício, Madalena
Levy, M. Lourdes
author_role author
author2 Patrício, Madalena
Levy, M. Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes-Pedro, João
Patrício, Madalena
Levy, M. Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
topic Educação Médica
description No contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano. Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina. O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades. O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686
url https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-4453
2184-3333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133520820436992