Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleto, Bárbara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Maria, Carvalho, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38223
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias XR pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas, de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usamos a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolhemos os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.
id RCAP_dda8347297e7a011e5657fb1ec711b08
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em PortugalRealidade estendidaRealidade aumentadaRealidade virtualRealidade mistaEducaçãoEstratégia de ensinoNeste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias XR pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas, de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usamos a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolhemos os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.This article presents a study on the use of Extended Reality(XR)technologies by primary and secondary school teachers, the purpose of this work was to understand whether teachers know and use these technologies in their teaching practices, how they use this teaching strategy in their teaching practice and, if they are interested in using these technologies as a pedagogical tool. We use the positivist methodology, of a quantitative nature. We collected the data through a survey in which 105 primary and secondary school teachers participated. The results obtained indicate that the teachers who use these technologies the most are licensed teachers, school staff or grouping and mostly belonging to the computer group. The maincontribution of the work presented is to ascertain whether these technologies have good acceptance as a teaching strategy and what the training needs of the faculty about these technologies. We intend, as future work, to carry out training and workshop actions aimedat primary and secondary school teachers to train them scientifically and pedagogically in the use of these technologies and encourage their use in an educational context.University of Aveiro2023-06-23T11:58:35Z2021-07-29T00:00:00Z2021-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38223por2184-312010.34624/jdmi.v4i10.24712Cleto, BárbaraFerreira, MariaCarvalho, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:38Zoai:ria.ua.pt:10773/38223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:44.135300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
title Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
Cleto, Bárbara
Realidade estendida
Realidade aumentada
Realidade virtual
Realidade mista
Educação
Estratégia de ensino
title_short Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
title_full Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
title_sort Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal
author Cleto, Bárbara
author_facet Cleto, Bárbara
Ferreira, Maria
Carvalho, Ricardo
author_role author
author2 Ferreira, Maria
Carvalho, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleto, Bárbara
Ferreira, Maria
Carvalho, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade estendida
Realidade aumentada
Realidade virtual
Realidade mista
Educação
Estratégia de ensino
topic Realidade estendida
Realidade aumentada
Realidade virtual
Realidade mista
Educação
Estratégia de ensino
description Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias XR pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas, de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usamos a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolhemos os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T00:00:00Z
2021-07-29
2023-06-23T11:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38223
url http://hdl.handle.net/10773/38223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3120
10.34624/jdmi.v4i10.24712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739113758720