Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleto,Bárbara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira,Maria, Carvalho,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097
Resumo: Resumo Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias Extended Reality (XR) pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi o de compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas; de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usou-se a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolheram-se os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.
id RCAP_ff79e3fae9488f2d1e0b52169dd24bd3
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-31202021000100097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em PortugalRealidade EstendidaRealidade AumentadaRealidade VirtualRealidade MistaEducaçãoEstratégia de EnsinoResumo Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias Extended Reality (XR) pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi o de compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas; de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usou-se a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolheram-se os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.Universidade de Aveiro2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097Journal of Digital Media and Interaction v.4 n.10 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097Cleto,BárbaraFerreira,MariaCarvalho,Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:54Zoai:scielo:S2184-31202021000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:26.456385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
title Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
spellingShingle Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
Cleto,Bárbara
Realidade Estendida
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Realidade Mista
Educação
Estratégia de Ensino
title_short Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
title_full Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
title_fullStr Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
title_full_unstemmed Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
title_sort Utilização das Tecnologias Extended Reality pelos Professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal
author Cleto,Bárbara
author_facet Cleto,Bárbara
Ferreira,Maria
Carvalho,Ricardo
author_role author
author2 Ferreira,Maria
Carvalho,Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleto,Bárbara
Ferreira,Maria
Carvalho,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Estendida
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Realidade Mista
Educação
Estratégia de Ensino
topic Realidade Estendida
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Realidade Mista
Educação
Estratégia de Ensino
description Resumo Neste artigo apresenta-se um estudo sobre a utilização das tecnologias Extended Reality (XR) pelos professores de ensino básico e secundário, a finalidade deste trabalho foi o de compreender se os professores conhecem e usam estas tecnologias nas suas práticas letivas; de que forma utilizam esta estratégia de ensino na sua prática docente e ainda, se têm interesse em utilizar estas tecnologias como ferramenta pedagógica. Usou-se a metodologia positivista, de natureza quantitativa. Recolheram-se os dados, através de inquérito em que participaram 105 professores do ensino básico e secundário. Os resultados obtidos indicam que os professores que mais usam estas tecnologias são os professores licenciados, quadros de escola agrupamento e maioritariamente pertencentes ao grupo de informática. O principal contributo do trabalho apresentado é averiguar se estas tecnologias têm boa aceitação como estratégia de ensino e quais as necessidades de formação do corpo docente no que concerne a estas tecnologia. Pretendemos, como trabalho futuro, realizar ações de formação e workshop dirigidos aos professores do ensino básico e secundário com o intuito de os formar cientificamente e pedagogicamente no uso destas tecnologias e incentivar à sua utilização em contexto educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202021000100097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media and Interaction v.4 n.10 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137408145424384