Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, J. L.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52199
Resumo: Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.
id RCAP_ddaec78e8e3f7e691c6e77f0cb8d78a6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomiaNarratives of dependence in online learning networks: the way teachers use learning networks service to promote autonomyRedes de aprendizagemAutonomiaDialogiaFórunsLearning networksAutonomyDialogicForumsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyNeste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.In this article is analyzed the learning network institutions in virtual environment and the need to establish the dialogic as a methodological strategy. It is understood that the dialogic action where each individual can act and/or build its autonomy enables with the construction of learning networks. For the empirical basis of this study we analyzed 1327 posts of 5 teachers in forums for research orientation of 5 classes of an online course with 200 students enrolled. This study allows us to conclude that prevails the centralizer profile of teachers, common in traditional education, even when the teachers are already experienced on education mediated by digital technologies and masters education. This confirms the need to invest in training teachers for online teaching, in order to overcome the traditional approach and for the collaborative and interactive methodological strategy of learning networks can be implemented.info:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUniversidade do MinhoMartins, J. L.Silva, Bento Duarte20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52199porMartins, J. & Silva, B. (2016). Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. HOLOS, Ano 32, Vol. 1, pp. 16-30.1807-160010.15628/holos.2016.4002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:24.159340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
Narratives of dependence in online learning networks: the way teachers use learning networks service to promote autonomy
title Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
spellingShingle Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
Martins, J. L.
Redes de aprendizagem
Autonomia
Dialogia
Fóruns
Learning networks
Autonomy
Dialogic
Forums
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
title_short Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
title_full Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
title_fullStr Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
title_full_unstemmed Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
title_sort Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
author Martins, J. L.
author_facet Martins, J. L.
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, J. L.
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de aprendizagem
Autonomia
Dialogia
Fóruns
Learning networks
Autonomy
Dialogic
Forums
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
topic Redes de aprendizagem
Autonomia
Dialogia
Fóruns
Learning networks
Autonomy
Dialogic
Forums
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
description Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52199
url https://hdl.handle.net/1822/52199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, J. & Silva, B. (2016). Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. HOLOS, Ano 32, Vol. 1, pp. 16-30.
1807-1600
10.15628/holos.2016.4002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132667143258112