A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luísa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Meirinhos, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5997
Resumo: Este trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type.
id RCAP_8ac249a79555a3ba1d0ac15e00f22349
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundárioSocial and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school studentsFóruns de discussãoAnálise de conteúdosCategoriasDiscussion forumsContent analysisCategoriesEste trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBLima, LuísaMeirinhos, Manuel2011-08-18T09:57:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5997porLima, Luísa; Meirinhos; Manuel (2011). A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário = Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 31-441645-477410.34620/eduser.v3i1.29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:13.847388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students
title A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
spellingShingle A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
Lima, Luísa
Fóruns de discussão
Análise de conteúdos
Categorias
Discussion forums
Content analysis
Categories
title_short A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
title_full A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
title_fullStr A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
title_sort A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
author Lima, Luísa
author_facet Lima, Luísa
Meirinhos, Manuel
author_role author
author2 Meirinhos, Manuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luísa
Meirinhos, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Fóruns de discussão
Análise de conteúdos
Categorias
Discussion forums
Content analysis
Categories
topic Fóruns de discussão
Análise de conteúdos
Categorias
Discussion forums
Content analysis
Categories
description Este trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-18T09:57:35Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5997
url http://hdl.handle.net/10198/5997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Luísa; Meirinhos; Manuel (2011). A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário = Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 31-44
1645-4774
10.34620/eduser.v3i1.29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135200808009728