A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5997 |
Resumo: | Este trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type. |
id |
RCAP_8ac249a79555a3ba1d0ac15e00f22349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundárioSocial and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school studentsFóruns de discussãoAnálise de conteúdosCategoriasDiscussion forumsContent analysisCategoriesEste trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBLima, LuísaMeirinhos, Manuel2011-08-18T09:57:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5997porLima, Luísa; Meirinhos; Manuel (2011). A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário = Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 31-441645-477410.34620/eduser.v3i1.29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:13.847388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students |
title |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário Lima, Luísa Fóruns de discussão Análise de conteúdos Categorias Discussion forums Content analysis Categories |
title_short |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
title_full |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
title_sort |
A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário |
author |
Lima, Luísa |
author_facet |
Lima, Luísa Meirinhos, Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Meirinhos, Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luísa Meirinhos, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fóruns de discussão Análise de conteúdos Categorias Discussion forums Content analysis Categories |
topic |
Fóruns de discussão Análise de conteúdos Categorias Discussion forums Content analysis Categories |
description |
Este trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo. This paper applies the methodology of content analysis discussion forums held in a virtual environment. The forums were implemented in a virtual classroom created on a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The case study took place for about four months and was conducted with a group of secondary school students (11th grade), in the English subject. In this study, the virtual environment created, worked as a complement to classroom learning. The content analysis of the various interactions in the forums was done using the software WeftQDA. This analysis results in a set of categories through which you can observe how the social, cognitive and teacher presence interact, and the prominent role that social presence takes in forums of this type. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-18T09:57:35Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5997 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, Luísa; Meirinhos; Manuel (2011). A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário = Social and cognitive presence in virtual learning environments: case study with secondary school students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 31-44 1645-4774 10.34620/eduser.v3i1.29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554404755111936 |