Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7242
Resumo: Intitulada Uma língua que acolhe: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas, esta dissertação visa perceber, no atual contexto nacional e europeu de acolhimento, de que forma os professores de português estão preparados para ensinar uma nova língua para as crianças refugiadas. A deslocação forçada de pessoas para outros lugares vai modificando a paisagem humana. Até ao final deste ano, Portugal espera receber cerca de 1500 refugiados e o sucesso da sua inclusão depende de vários fatores, entre os quais a nossa abertura, respeito pelas diferenças, desejo de diálogo, reciprocidade e integração num lugar e tempos comuns. Neste sentido, a noção de competência intercultural, despertada pelos professores na escola e, em evolução de acordo com a riqueza e a variedade de experiências plurilingues e pluriculturais ao longo da vida, vem sendo associada ao ensino da língua. É nesta perspetiva que se reconhece que a formação do professor de línguas, em específico, o de português, é determinante para ensinar a língua, a cultura, atitudes e estratégias de interação e mediação de conflitos. Reconhece-se ainda que é urgente que as situações de interculturalidade, no ensino, ultrapassem a fronteira de oportunidades para a atualização de uma língua estrangeira e se unam a uma cidadania global de formação de seres humanos com motivação para conhecerem, refletirem sobre o mundo e serem hábeis na partilha do mesmo espaço e tempo, com pessoas diferentes de si.
id RCAP_ddbb3bbf205be39d7a814480ef1b3cb4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadasRefugiadosCriançasProfessoresLíngua portuguesaLínguas estrangeirasPortuguês língua não maternaMediaçãoCompetência interculturalCidadaniaPortugalRefugeesIntercultural competenceDialogueConflict mediationGobal citizenshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasIntitulada Uma língua que acolhe: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas, esta dissertação visa perceber, no atual contexto nacional e europeu de acolhimento, de que forma os professores de português estão preparados para ensinar uma nova língua para as crianças refugiadas. A deslocação forçada de pessoas para outros lugares vai modificando a paisagem humana. Até ao final deste ano, Portugal espera receber cerca de 1500 refugiados e o sucesso da sua inclusão depende de vários fatores, entre os quais a nossa abertura, respeito pelas diferenças, desejo de diálogo, reciprocidade e integração num lugar e tempos comuns. Neste sentido, a noção de competência intercultural, despertada pelos professores na escola e, em evolução de acordo com a riqueza e a variedade de experiências plurilingues e pluriculturais ao longo da vida, vem sendo associada ao ensino da língua. É nesta perspetiva que se reconhece que a formação do professor de línguas, em específico, o de português, é determinante para ensinar a língua, a cultura, atitudes e estratégias de interação e mediação de conflitos. Reconhece-se ainda que é urgente que as situações de interculturalidade, no ensino, ultrapassem a fronteira de oportunidades para a atualização de uma língua estrangeira e se unam a uma cidadania global de formação de seres humanos com motivação para conhecerem, refletirem sobre o mundo e serem hábeis na partilha do mesmo espaço e tempo, com pessoas diferentes de si.Entitled “A language which embraces: a challenge for Portuguese teachers in the matter of inclusion of the refugee children”, this dissertation looks to understand within the National and European context how Portuguese teachers are prepared to teach a new language to refugee children. The forced mobility of people from other places will modify or change the human landscape. Until the end of this year Portugal is expecting to receive around about 1500 refugees and the success of their inclusion depends on various factors, among wich open-mindedness, respect for the differences, dialogue willingness, reciprocity and integration into a common place and time. In this sense, the notion of intercultural competence, which teachers arouse in the school context in evolution with the accordance with the variety and richness of the plurilingual and pluricultural experiences throughout life, it has been associated to the teaching of a language. In this perspective one may recognize that the language teacher training in specific of the Portuguese language is very important for teaching the language, the culture, attitudes and interaction strategies and conflict mediation. It is urgent that intercultural situations within the school go beyond the “frontiers” of opportunities for the language function and be united in a global citizenship where human being promote motivation to acknowledge and reflect about the world and human being with capacity to share the same place and time with people different from themselves.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoCardoso, Sílvia Margarida Azevedo2018-03-23T11:35:10Z2018-02-052018-03-232018-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7242TID:201899248porCardoso, Sílvia Margarida Azevedo - Uma língua que acolhe [Em linha]: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas. [S.l.]. [s.n.], 2017. 121 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:34.108307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
title Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
spellingShingle Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo
Refugiados
Crianças
Professores
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras
Português língua não materna
Mediação
Competência intercultural
Cidadania
Portugal
Refugees
Intercultural competence
Dialogue
Conflict mediation
Gobal citizenship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
title_full Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
title_fullStr Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
title_full_unstemmed Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
title_sort Uma língua que acolhe : desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas
author Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo
author_facet Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Refugiados
Crianças
Professores
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras
Português língua não materna
Mediação
Competência intercultural
Cidadania
Portugal
Refugees
Intercultural competence
Dialogue
Conflict mediation
Gobal citizenship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Refugiados
Crianças
Professores
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras
Português língua não materna
Mediação
Competência intercultural
Cidadania
Portugal
Refugees
Intercultural competence
Dialogue
Conflict mediation
Gobal citizenship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Intitulada Uma língua que acolhe: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas, esta dissertação visa perceber, no atual contexto nacional e europeu de acolhimento, de que forma os professores de português estão preparados para ensinar uma nova língua para as crianças refugiadas. A deslocação forçada de pessoas para outros lugares vai modificando a paisagem humana. Até ao final deste ano, Portugal espera receber cerca de 1500 refugiados e o sucesso da sua inclusão depende de vários fatores, entre os quais a nossa abertura, respeito pelas diferenças, desejo de diálogo, reciprocidade e integração num lugar e tempos comuns. Neste sentido, a noção de competência intercultural, despertada pelos professores na escola e, em evolução de acordo com a riqueza e a variedade de experiências plurilingues e pluriculturais ao longo da vida, vem sendo associada ao ensino da língua. É nesta perspetiva que se reconhece que a formação do professor de línguas, em específico, o de português, é determinante para ensinar a língua, a cultura, atitudes e estratégias de interação e mediação de conflitos. Reconhece-se ainda que é urgente que as situações de interculturalidade, no ensino, ultrapassem a fronteira de oportunidades para a atualização de uma língua estrangeira e se unam a uma cidadania global de formação de seres humanos com motivação para conhecerem, refletirem sobre o mundo e serem hábeis na partilha do mesmo espaço e tempo, com pessoas diferentes de si.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23T11:35:10Z
2018-02-05
2018-03-23
2018-02-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7242
TID:201899248
url http://hdl.handle.net/10400.2/7242
identifier_str_mv TID:201899248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Sílvia Margarida Azevedo - Uma língua que acolhe [Em linha]: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas. [S.l.]. [s.n.], 2017. 121 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135052346425344