O professor de português e o ensino de crianças e jovens refugiados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12495 |
Resumo: | Este estudo teve como finalidade conhecer a preparação dos professores de Português para promover a inclusão de crianças e jovens refugiados no ensino da língua no contexto das medidas de acolhimento a esse público. Recolheram-se dados junto de 32 professores de Português. Concluímos que há dificuldades no trabalho de equipa, que os professores sentem a falta de flexibilidade para desenvolver competências interculturais e pouco contactaram com conceitos como diálogo intercultural ou consciência crítica intercultural, mediação intercultural e cidadania global. Preocupações maiores dos professores são a língua de comunicação; a adaptação dos programas; o desconhecimento da cultura e dos conteúdos programáticos nas escolas de origem dos alunos; a possibilidade de existirem choques culturais; as dificuldades de integração; a falta de recursos e materiais didáticos apelativos e adequados. Concluímos assim que a interculturalidade é vista como um problema e perspetivada como sendo de difícil gestão, sendo que as atividades letivas se encontram aquém do desenvolvimento desejável da consciência crítica intercultural. |
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Este estudo teve como finalidade conhecer a preparação dos professores de Português para promover a inclusão de crianças e jovens refugiados no ensino da língua no contexto das medidas de acolhimento a esse público. Recolheram-se dados junto de 32 professores de Português. Concluímos que há dificuldades no trabalho de equipa, que os professores sentem a falta de flexibilidade para desenvolver competências interculturais e pouco contactaram com conceitos como diálogo intercultural ou consciência crítica intercultural, mediação intercultural e cidadania global. Preocupações maiores dos professores são a língua de comunicação; a adaptação dos programas; o desconhecimento da cultura e dos conteúdos programáticos nas escolas de origem dos alunos; a possibilidade de existirem choques culturais; as dificuldades de integração; a falta de recursos e materiais didáticos apelativos e adequados. Concluímos assim que a interculturalidade é vista como um problema e perspetivada como sendo de difícil gestão, sendo que as atividades letivas se encontram aquém do desenvolvimento desejável da consciência crítica intercultural. |
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