Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86 |
Resumo: | Neste texto explora-se a supervisão interpares como trajeto de melhoria das práticas curriculares através da apresentação e discussão de um projeto de intervenção que decorreu segundo uma metodologia de supervisão clínica, entre duas professoras de Ciências Naturais, 9.º ano, no ano letivo de 2013/2014. O referido projeto teve como principal objetivo saber se um processo de supervisão interpares, levado a efeito em contexto profissional, pode ser percecionado pelos professores como um contributo para a melhoria das práticas curriculares. Os principais instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas iniciais e finais, com caracter diacrónico, e a observação participante de três ciclos de supervisão clínica. Após cada momento, foi efetuado o tratamento, análise e interpretação dos dados recolhidos através da técnica de análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados do estudo empírico foi possível concluir que as dificuldades iniciais, sentidas pelas docentes participantes, se relacionavam com a gestão curricular devido, em particular, à extensão do currículo. As mudanças experimentadas durante o processo de supervisão clínica manifestaram-se na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores, mais direcionados para as formas de aprendizagem dos alunos. As docentes participantes consideraram que o processo de supervisão clínica foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional, salientando as práticas colaborativas como facilitadoras do processo. |
id |
RCAP_ddbd705f501534e48c42a4e0ef53f1da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/86 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curricularesNeste texto explora-se a supervisão interpares como trajeto de melhoria das práticas curriculares através da apresentação e discussão de um projeto de intervenção que decorreu segundo uma metodologia de supervisão clínica, entre duas professoras de Ciências Naturais, 9.º ano, no ano letivo de 2013/2014. O referido projeto teve como principal objetivo saber se um processo de supervisão interpares, levado a efeito em contexto profissional, pode ser percecionado pelos professores como um contributo para a melhoria das práticas curriculares. Os principais instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas iniciais e finais, com caracter diacrónico, e a observação participante de três ciclos de supervisão clínica. Após cada momento, foi efetuado o tratamento, análise e interpretação dos dados recolhidos através da técnica de análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados do estudo empírico foi possível concluir que as dificuldades iniciais, sentidas pelas docentes participantes, se relacionavam com a gestão curricular devido, em particular, à extensão do currículo. As mudanças experimentadas durante o processo de supervisão clínica manifestaram-se na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores, mais direcionados para as formas de aprendizagem dos alunos. As docentes participantes consideraram que o processo de supervisão clínica foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional, salientando as práticas colaborativas como facilitadoras do processo.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2016-09-22T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 39-62Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 39-62Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 39-62Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 39-622182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86/pdf_28https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86/htmlMarques, Ana Emília da FonsecaLeite, Teresa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:30Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/86Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:29.708725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
title |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
spellingShingle |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares Marques, Ana Emília da Fonseca |
title_short |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
title_full |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
title_fullStr |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
title_full_unstemmed |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
title_sort |
Supervisão Interpares – um projeto para a melhoria das práticas curriculares |
author |
Marques, Ana Emília da Fonseca |
author_facet |
Marques, Ana Emília da Fonseca Leite, Teresa Santos |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Teresa Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Emília da Fonseca Leite, Teresa Santos |
description |
Neste texto explora-se a supervisão interpares como trajeto de melhoria das práticas curriculares através da apresentação e discussão de um projeto de intervenção que decorreu segundo uma metodologia de supervisão clínica, entre duas professoras de Ciências Naturais, 9.º ano, no ano letivo de 2013/2014. O referido projeto teve como principal objetivo saber se um processo de supervisão interpares, levado a efeito em contexto profissional, pode ser percecionado pelos professores como um contributo para a melhoria das práticas curriculares. Os principais instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas iniciais e finais, com caracter diacrónico, e a observação participante de três ciclos de supervisão clínica. Após cada momento, foi efetuado o tratamento, análise e interpretação dos dados recolhidos através da técnica de análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados do estudo empírico foi possível concluir que as dificuldades iniciais, sentidas pelas docentes participantes, se relacionavam com a gestão curricular devido, em particular, à extensão do currículo. As mudanças experimentadas durante o processo de supervisão clínica manifestaram-se na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores, mais direcionados para as formas de aprendizagem dos alunos. As docentes participantes consideraram que o processo de supervisão clínica foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional, salientando as práticas colaborativas como facilitadoras do processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-22T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/86 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86/pdf_28 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/86/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 39-62 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 39-62 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 39-62 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 39-62 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452447985664 |