Impact of social media influencers on consumer behaviour: the role of purchase intention
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25004 |
Resumo: | Na atual era digital e de rápida evolução, as redes sociais revolucionaram a forma como os consumidores interagem com as empresas, marcas e tomam decisões de compra. No centro desta transformação encontram-se os Influenciadores das Redes Sociais, que pela sua proeminência online e capacidade de persuasão redefiniram a dinâmica do comportamento dos consumidores. O principal objetivo da presente investigação consiste em analisar o impacto das características dos reais influenciadores das redes sociais na intenção de compra e no comportamento dos consumidores. Salienta-se que este estudo exclui deliberadamente do seu âmbito os influenciadores de inteligência artificial (IA). Adicionalmente, pretende-se estudar o efeito mediador da intenção de compra na relação entre caraterísticas dos influenciadores das redes sociais e comportamento do consumidor. De forma a conduzir a investigação e atingir os respetivos objetivos, foi adotado um método quantitativo. A recolha de dados primários ocorreu no período de 17 de agosto à 12 de outubro de 2023, através de um inquérito administrado pelo Google Forms. Este estudo empírico incluiu a participação de estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) que acompanham de forma ativa os influenciadores das redes sociais. Os dados foram recolhidos com êxito entre 204 indivíduos, sendo que todos foram qualificados como inquiridos válidos. Os resultados revelaram que, ao considerar as características do influenciador das redes sociais (SMIC), dimensões como a confiança, a atratividade, interatividade e a perícia do influenciador apresentaram um impacto direto significativo e negativo na intenção de compra e no comportamento do consumidor. No entanto, a correlação mais proeminente e positiva identificada neste estudo diz respeito à relação entre a intenção de compra e o comportamento do consumidor. De um modo geral, este estudo contribui para a literatura existente através da investigação do impacto das características dos influenciadores das redes sociais nas intenções de compra e nos comportamentos dos consumidores. Este conhecimento relevante fornece às empresas e aos empreendedores informações essenciais para que possam compreender de forma mais profunda os seus consumidores e tomar decisões informadas relativamente aos seus investimentos nas estratégias da empresa ou da marca. |
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Adicionalmente, pretende-se estudar o efeito mediador da intenção de compra na relação entre caraterísticas dos influenciadores das redes sociais e comportamento do consumidor. De forma a conduzir a investigação e atingir os respetivos objetivos, foi adotado um método quantitativo. A recolha de dados primários ocorreu no período de 17 de agosto à 12 de outubro de 2023, através de um inquérito administrado pelo Google Forms. Este estudo empírico incluiu a participação de estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) que acompanham de forma ativa os influenciadores das redes sociais. Os dados foram recolhidos com êxito entre 204 indivíduos, sendo que todos foram qualificados como inquiridos válidos. Os resultados revelaram que, ao considerar as características do influenciador das redes sociais (SMIC), dimensões como a confiança, a atratividade, interatividade e a perícia do influenciador apresentaram um impacto direto significativo e negativo na intenção de compra e no comportamento do consumidor. No entanto, a correlação mais proeminente e positiva identificada neste estudo diz respeito à relação entre a intenção de compra e o comportamento do consumidor. De um modo geral, este estudo contribui para a literatura existente através da investigação do impacto das características dos influenciadores das redes sociais nas intenções de compra e nos comportamentos dos consumidores. Este conhecimento relevante fornece às empresas e aos empreendedores informações essenciais para que possam compreender de forma mais profunda os seus consumidores e tomar decisões informadas relativamente aos seus investimentos nas estratégias da empresa ou da marca.In today’s rapidly evolving digital age, social media has revolutionized the way consumers interact with companies, and brands and make purchasing decisions. At the core of this transformation are Social Media Influencers (SMIs), whose online prominence and persuasive power have redefined the dynamics of consumer behaviour. The main objective of this research is to analyze how the characteristics of real social media influencers impact purchase intention and consumer behaviour. Notably, this study deliberately excludes artificial intelligence (AI) influencers from its scope. In addition, we intend to study the mediating effect of purchase intention on the relationship between the characteristics of social media influencers and consumer behaviour. To conduct the research and achieve its objectives, a quantitative approach was adopted. The primary data collection occurred from August 17th and October 12th, 2023, using a survey administered through Google Forms. This empirical study included the participation of students from the Porto School of Accounting and Business (ISCAP) who actively follow social media influencers. The data was successfully collected from 204 individuals, and all of them qualified as valid respondents. The results indicated that when considering the dimensions of social media influencer characteristics (SMIC), dimensions such as source trustworthiness, attractiveness, engagement, and expertise had a significant and adverse direct impact on both purchase intention and consumer behaviour. However, the most prominent and positive correlation identified in this study pertains to the relationship between purchase intention andconsumer behaviour. Overall, this study contributes to the existing literature by investigating the impact of social media influencer characteristics on consumer purchase intentions and behaviours. This valuable insight equips businesses and entrepreneurs with essential information to seek a deeper understanding of their consumers and make informed decisions regarding their investments in company or brand strategiesRua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Melissa Fernandes2024-02-09T08:36:03Z2023-11-242023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25004TID:203525787enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T01:46:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:09.641383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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