O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Rosário Rito
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Parente,Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004
Resumo: A abordagem por competências como paradigma alternativo na orientação dos processos de ensino/aprendizagem é o ponto de partida para a análise dos programas de empreendedorismo que vêm sendo introduzidos nas escolas. O artigo analisa o programa “A Empresa”, desenvolvido pela associação Aprender a Empreender - Junior Achievement - Portugal, a partir da sua implementação em duas escolas do ensino secundário da Grande Lisboa. Descreve-se o processo de implementação e funcionamento do programa que opera em paralelo ao curriculum disciplinar formal e questiona-se sobre as expectativas, desafios e motivações criadas em professores e alunos.
id RCAP_dde2e29d0c924d4c49041eb3803f9d67
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292011000300004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - PortugalescolacompetênciasempreendedorismoA abordagem por competências como paradigma alternativo na orientação dos processos de ensino/aprendizagem é o ponto de partida para a análise dos programas de empreendedorismo que vêm sendo introduzidos nas escolas. O artigo analisa o programa “A Empresa”, desenvolvido pela associação Aprender a Empreender - Junior Achievement - Portugal, a partir da sua implementação em duas escolas do ensino secundário da Grande Lisboa. Descreve-se o processo de implementação e funcionamento do programa que opera em paralelo ao curriculum disciplinar formal e questiona-se sobre as expectativas, desafios e motivações criadas em professores e alunos.Editora Mundos Sociais2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004Sociologia, Problemas e Práticas n.67 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004Chaves,Rosário RitoParente,Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:50Zoai:scielo:S0873-65292011000300004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:12.092444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
title O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
spellingShingle O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
Chaves,Rosário Rito
escola
competências
empreendedorismo
title_short O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
title_full O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
title_fullStr O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
title_full_unstemmed O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
title_sort O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal
author Chaves,Rosário Rito
author_facet Chaves,Rosário Rito
Parente,Cristina
author_role author
author2 Parente,Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Rosário Rito
Parente,Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv escola
competências
empreendedorismo
topic escola
competências
empreendedorismo
description A abordagem por competências como paradigma alternativo na orientação dos processos de ensino/aprendizagem é o ponto de partida para a análise dos programas de empreendedorismo que vêm sendo introduzidos nas escolas. O artigo analisa o programa “A Empresa”, desenvolvido pela associação Aprender a Empreender - Junior Achievement - Portugal, a partir da sua implementação em duas escolas do ensino secundário da Grande Lisboa. Descreve-se o processo de implementação e funcionamento do programa que opera em paralelo ao curriculum disciplinar formal e questiona-se sobre as expectativas, desafios e motivações criadas em professores e alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.67 2011
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137305853689856