Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4441
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_91f3150d90dafcba14d37c1c1576eb97
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a EmpreenderEmpreendedorismoEducaçãoMarketing empreendedorJunior AchievementOrientação empreendedoraEntrepreneurshipEducationEntrepreneurial marketingJunior AchievementEntrepreneurial orientationDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Cada vez mais estudadas, as relações entre marketing e empreendedorismo são inquestionáveis e o atual contexto do ambiente macroeconómico associado à fragilidade da situação económica de Portugal impõe uma explosão de ações de promoção do empreendedorismo associadas a uma educação para o empreendedorismo, onde a escola pode ter um papel determinante. Focando-se no Programa A Empresa - da Junior Achievement Portugal (JAP), Associação Aprender a Empreender (congénere portuguesa da Junior Achievement – a maior e mais antiga organização mundial educativa, sem fins lucrativos) este projeto de investigação permite compreender a relação entre a promoção do empreendedorismo nas escolas e a promoção da mudança social na ótica do marketing, bem como avaliar o impacto que a realização destes programas tem nos seus públicos: numa primeira dimensão, o público-alvo dos programas, os alunos e numa segunda dimensão de análise, os voluntários e as empresas associadas. Considerando a orientação empreendedora, um conjunto multidimensional de competências dos indivíduos empreendedores até aqui explorado apenas do ponto de vista organizacional, verificamos que o contacto com atividades empreendedoras ao longo do percurso escolar facilita a consolidação da orientação empreendedora dos indivíduos, essencial no atual contexto competitivo do mercado de trabalho. Esta investigação reflete ainda sobre o papel dos negócios na sociedade e o impacto do voluntariado e da cidadania corporativa no apoio ao desenvolvimento de competências entre os jovens. Refletindo sobre o seu papel na sociedade e sobre o impacto que a sua ação pode ter na comunidade, na educação e nos jovens, as empresas têm oportunidade de responder também aos desafios internos relacionados com a responsabilidade social e cidadania corporativa. Metodologicamente, a investigação é de natureza exploratória quantitativa, tendo a recolha de dados sido feita por via de inquéritos por questionário, aplicados a alunos, voluntários e responsáveis pelas empresas associadas da JAP.The relation between marketing and entrepreneurship is unquestionable and the current context of the macroeconomic environment associated with the fragility of the economic situation in Portugal imposes an explosion of actions to promote entrepreneurship and schools must have an important role regarding Entrepreneurship education. Based on the Company Program - Junior Achievement Portugal (JAP), (Portuguese counterpart of Junior Achievement - the oldest and largest global educational and non-profit organization) this research will enable understanding the relationship between promoting entrepreneurship in schools and promoting social change from the perspective of marketing, as well as assessing the impact that the implementation of these programs have on their audiences: the target of the programs, the students, advisers and the business associates. Taking into account the entrepreneurial orientation, a multidimensional set of skills of entrepreneurs only explored so far from the organizational point of view, we find that the contact with entrepreneurship activities throughout their schooling years facilitates the consolidation of individuals’ entrepreneurial orientation, essential in today's competitive environment of the labor market. This research also reflects on the role of business in society and the impact of volunteering and corporate citizenship in supporting the development of skills among young people. Reflecting their role in society and the impact that their actions may have on the community, education and youth, businesses also have the opportunity to respond to internal challenges related to social responsibility and corporate citizenship. Methodologically, the research has a quantitative exploratory nature, with data collection from questionnaire surveys, applied to students, volunteers and JAP affiliates.Escola Superior de Comunicação SocialRodrigues, Paulo José FariasRCIPLSilva, Carla Sofia Laranjeira Marques2015-04-17T10:34:05Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4441TID:201128381porSilva, Carla Sofia Laranjeira Marques - Promoção do empreendedorismno nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.368405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
title Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
spellingShingle Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques
Empreendedorismo
Educação
Marketing empreendedor
Junior Achievement
Orientação empreendedora
Entrepreneurship
Education
Entrepreneurial marketing
Junior Achievement
Entrepreneurial orientation
title_short Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
title_full Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
title_fullStr Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
title_full_unstemmed Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
title_sort Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
author Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques
author_facet Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paulo José Farias
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Educação
Marketing empreendedor
Junior Achievement
Orientação empreendedora
Entrepreneurship
Education
Entrepreneurial marketing
Junior Achievement
Entrepreneurial orientation
topic Empreendedorismo
Educação
Marketing empreendedor
Junior Achievement
Orientação empreendedora
Entrepreneurship
Education
Entrepreneurial marketing
Junior Achievement
Entrepreneurial orientation
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-04-17T10:34:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4441
TID:201128381
url http://hdl.handle.net/10400.21/4441
identifier_str_mv TID:201128381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques - Promoção do empreendedorismno nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396553695232