Duas famílias um único objetivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23147 |
Resumo: | Já há algum tempo que se tem vindo a estudar e a refletir em torno da relação entre a família e o jardim-de-infância. É um tema que tem interessado a vários autores como Homem (2002), Magalhães (2007), Marques (2001) e Portugal (1998), bem como aos profissionais que trabalham no seio da escola e jardim-de-infância. Encontramos quem valorize as relações entre a família e as escolas/jardim-de-infância e quem considere que a escola/jardim-de-infância são espaços onde as famílias não devem intervir de forma direta. Sabendo que é na família, na escola e na comunidade que ocorrem todas as aprendizagens e experiências significativas com uma influência decisiva no processo de socialização de todas as crianças, entendemos ser relevante salientar que a relação escola/família deve ser suficientemente capaz de permitir uma maior participação de todos, na vida de cada criança. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira aborda todo o enquadramento teórico acerca deste tema, na segunda parte é apresentado o estudo empírico efetuado num jardim-de-infância, referem-se as conclusões finais do estudo e, numa perspetiva crítica, reflete-se sobre algumas considerações que nos pareceram ainda suscetíveis de maior atenção e possível intervenção. |
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Duas famílias um único objetivoRelação Jardim-de-Infância-FamíliaColaboraçãoEducação Pré-EscolarJá há algum tempo que se tem vindo a estudar e a refletir em torno da relação entre a família e o jardim-de-infância. É um tema que tem interessado a vários autores como Homem (2002), Magalhães (2007), Marques (2001) e Portugal (1998), bem como aos profissionais que trabalham no seio da escola e jardim-de-infância. Encontramos quem valorize as relações entre a família e as escolas/jardim-de-infância e quem considere que a escola/jardim-de-infância são espaços onde as famílias não devem intervir de forma direta. Sabendo que é na família, na escola e na comunidade que ocorrem todas as aprendizagens e experiências significativas com uma influência decisiva no processo de socialização de todas as crianças, entendemos ser relevante salientar que a relação escola/família deve ser suficientemente capaz de permitir uma maior participação de todos, na vida de cada criança. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira aborda todo o enquadramento teórico acerca deste tema, na segunda parte é apresentado o estudo empírico efetuado num jardim-de-infância, referem-se as conclusões finais do estudo e, numa perspetiva crítica, reflete-se sobre algumas considerações que nos pareceram ainda suscetíveis de maior atenção e possível intervenção.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumPratas, Marina Raquel Caetano2018-06-20T13:34:34Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23147201925362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:11.182019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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