Duas famílias um único objetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pratas, Marina Raquel Caetano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23147
Resumo: Já há algum tempo que se tem vindo a estudar e a refletir em torno da relação entre a família e o jardim-de-infância. É um tema que tem interessado a vários autores como Homem (2002), Magalhães (2007), Marques (2001) e Portugal (1998), bem como aos profissionais que trabalham no seio da escola e jardim-de-infância. Encontramos quem valorize as relações entre a família e as escolas/jardim-de-infância e quem considere que a escola/jardim-de-infância são espaços onde as famílias não devem intervir de forma direta. Sabendo que é na família, na escola e na comunidade que ocorrem todas as aprendizagens e experiências significativas com uma influência decisiva no processo de socialização de todas as crianças, entendemos ser relevante salientar que a relação escola/família deve ser suficientemente capaz de permitir uma maior participação de todos, na vida de cada criança. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira aborda todo o enquadramento teórico acerca deste tema, na segunda parte é apresentado o estudo empírico efetuado num jardim-de-infância, referem-se as conclusões finais do estudo e, numa perspetiva crítica, reflete-se sobre algumas considerações que nos pareceram ainda suscetíveis de maior atenção e possível intervenção.
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