Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.ºe 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9235 |
Resumo: | O relatório que aqui se apresenta pretende refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos de 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios tiveram lugar em dois agrupamentos de escolas do concelho de Bragança e desenvolveram-se, numa turma de 3.º ano no 1º CEB e, numa de turma de 5.º ano para as disciplinas de Matemática, Ciências da Natureza e Português e numa de 6.º ano na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresenta-se inicialmente a contextualização das instituições, bem como das turmas com as quais se desenvolveram os estágios. O trabalho desenvolveu-se em torno de metodologias diversificadas, em todas as áreas disciplinares, embora tivéssemos valorizado o trabalho cooperativo enquanto estratégia dominante, ao longo do processo. Consideramos que esta estratégia de trabalho possibilita o desenvolvimento de competências de comunicação, de interação, capacidade de argumentação, promovendo a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem. Os dados apresentados neste documento foram recolhidos através de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar os processos desenvolvidos em cada experiência de ensino-aprendizagem. No 1.º CEB, a descrição das experiências de aprendizagem assumiu uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. Nas experiências de aprendizagem do 2.º CEB valorizaram-se as metodologias ativas, com recurso à escrita criativa, aos projetos estatístico, às atividades práticas e de pesquisa. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre crianças e professoras. A Reflexão Crítica final evidencia a necessidade de planificar a ação educativa com intencionalidade, adotando estratégias que envolvam as crianças na construção de significados e de refletir sobre os processos de ensino aprendizagem que se desenvolvem no decurso da ação, como instrumento de formação permanente. |
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Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.ºe 2.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaExperiências de aprendizagem1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoO relatório que aqui se apresenta pretende refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos de 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios tiveram lugar em dois agrupamentos de escolas do concelho de Bragança e desenvolveram-se, numa turma de 3.º ano no 1º CEB e, numa de turma de 5.º ano para as disciplinas de Matemática, Ciências da Natureza e Português e numa de 6.º ano na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresenta-se inicialmente a contextualização das instituições, bem como das turmas com as quais se desenvolveram os estágios. O trabalho desenvolveu-se em torno de metodologias diversificadas, em todas as áreas disciplinares, embora tivéssemos valorizado o trabalho cooperativo enquanto estratégia dominante, ao longo do processo. Consideramos que esta estratégia de trabalho possibilita o desenvolvimento de competências de comunicação, de interação, capacidade de argumentação, promovendo a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem. Os dados apresentados neste documento foram recolhidos através de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar os processos desenvolvidos em cada experiência de ensino-aprendizagem. No 1.º CEB, a descrição das experiências de aprendizagem assumiu uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. Nas experiências de aprendizagem do 2.º CEB valorizaram-se as metodologias ativas, com recurso à escrita criativa, aos projetos estatístico, às atividades práticas e de pesquisa. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre crianças e professoras. A Reflexão Crítica final evidencia a necessidade de planificar a ação educativa com intencionalidade, adotando estratégias que envolvam as crianças na construção de significados e de refletir sobre os processos de ensino aprendizagem que se desenvolvem no decurso da ação, como instrumento de formação permanente.The report presented here talks about the educational activities developed under Supervised Teaching Practice, in the contexts elementary school and midle school of basic education. The practice took place in two educational institutions in the municipality of Bragança and was developed in a class of 3rd year of primary school and in the class of 5th grade for the subjects of Mathematics, Natural Sciences and Portuguese and in the 6th grade in the subject of history and Geography of Portugal. In order to understand the pedagogical assumptions upheld by the institutions and the heterogeneity of the groups, we first present the context of the institutions as well as the classes in which practices was taken place. The work was developed around diversified methodologies in all subject areas, although we valued the cooperative work. We consider that, that strategy enables the development of communication skills, interaction, ability to argue, promoting the child's active participation in their learning process The data presented here were collected through written and pictorial records and intend to highlight the processes developed in every teaching and learning experience. In the context of the elementary school the description of the learning experiences, took an integrative, active and relevant pedagogical perspective, taking into account the needs and interests of children. About the learning experiences in the midlle school we value the active methods, using creative writing, the statistician project, the practical work and the research projects. In educational practice was considered the involvement and the participation of children, and the consequent interaction and collaboration between students and teachers. The critical reflection highlights the need to plan educational activities with intentionality, adopting strategies that involve the children in the construction of meaning and the reflection about the teaching and learning processes as a tool for lifelong learning.Mesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBFerreira, Sílvia Daniela Gomes2014-01-31T11:59:21Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9235TID:201989573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.289698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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