Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39252
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.
id RCAP_ddfae9d09da1a55e9084223dd15c317a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° CicloUbuntu para HeróisAlunos do 1º cicloCompetências socioemocionaisComportamentos prossociaisUbuntu for HeroesPrimary school studentsSocio-emotional skillsProsocial behaviorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.The main objective of this study was to evaluate the impact of the implementation of the ''Ubuntu for Heroes'' programme, which resulted from the combination of two others, the HIP (Heroic Imagination Project) and the ALU (Ubuntu Leaders Academy), on the socioemotional development of primary school children. Six students involved in the program ''Ubuntu for Heroes'', their parents (n=6) and their teachers (n=2) participated in this study. The data collection instruments were three semi-structured interview scripts built and adapted for this study. The results highlight the positive impact that the ‘’Ubuntu for Heroes’’ program had on students in terms of behavioral, social, cognitive, emotional and environmental awareness. This impact is also reflected in the high satisfaction that all participants showed with the programme. Most of the students demonstrated the acquisition of knowledge in terms of prosocial dynamics. Considering the results, some practical guidelines are suggested, such as expanding the ‘’Ubuntu for Heroes’’ programme to other schools as well as to risk groups. It would also be pertinent to adapt the methodologies and extend the number of sessions, in order to ensure that the more complex contents are understood by all students. It would also be important to give parents the possibility to participate in this type of programmes, as well as train teachers to implement socio-emotional development programmes with their students.Barbosa, Mariana ReisLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado2022-11-08T11:26:21Z2022-10-142022-102022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39252TID:203087810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:05.209534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
title Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
spellingShingle Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
Ubuntu para Heróis
Alunos do 1º ciclo
Competências socioemocionais
Comportamentos prossociais
Ubuntu for Heroes
Primary school students
Socio-emotional skills
Prosocial behaviors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
title_full Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
title_fullStr Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
title_full_unstemmed Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
title_sort Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
author Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
author_facet Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Mariana Reis
Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
dc.subject.por.fl_str_mv Ubuntu para Heróis
Alunos do 1º ciclo
Competências socioemocionais
Comportamentos prossociais
Ubuntu for Heroes
Primary school students
Socio-emotional skills
Prosocial behaviors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Ubuntu para Heróis
Alunos do 1º ciclo
Competências socioemocionais
Comportamentos prossociais
Ubuntu for Heroes
Primary school students
Socio-emotional skills
Prosocial behaviors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08T11:26:21Z
2022-10-14
2022-10
2022-10-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39252
TID:203087810
url http://hdl.handle.net/10400.14/39252
identifier_str_mv TID:203087810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132045406896128