Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39252 |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos. |
id |
RCAP_ddfae9d09da1a55e9084223dd15c317a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39252 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° CicloUbuntu para HeróisAlunos do 1º cicloCompetências socioemocionaisComportamentos prossociaisUbuntu for HeroesPrimary school studentsSocio-emotional skillsProsocial behaviorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.The main objective of this study was to evaluate the impact of the implementation of the ''Ubuntu for Heroes'' programme, which resulted from the combination of two others, the HIP (Heroic Imagination Project) and the ALU (Ubuntu Leaders Academy), on the socioemotional development of primary school children. Six students involved in the program ''Ubuntu for Heroes'', their parents (n=6) and their teachers (n=2) participated in this study. The data collection instruments were three semi-structured interview scripts built and adapted for this study. The results highlight the positive impact that the ‘’Ubuntu for Heroes’’ program had on students in terms of behavioral, social, cognitive, emotional and environmental awareness. This impact is also reflected in the high satisfaction that all participants showed with the programme. Most of the students demonstrated the acquisition of knowledge in terms of prosocial dynamics. Considering the results, some practical guidelines are suggested, such as expanding the ‘’Ubuntu for Heroes’’ programme to other schools as well as to risk groups. It would also be pertinent to adapt the methodologies and extend the number of sessions, in order to ensure that the more complex contents are understood by all students. It would also be important to give parents the possibility to participate in this type of programmes, as well as train teachers to implement socio-emotional development programmes with their students.Barbosa, Mariana ReisLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado2022-11-08T11:26:21Z2022-10-142022-102022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39252TID:203087810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:05.209534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
title |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
spellingShingle |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado Ubuntu para Heróis Alunos do 1º ciclo Competências socioemocionais Comportamentos prossociais Ubuntu for Heroes Primary school students Socio-emotional skills Prosocial behaviors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
title_full |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
title_fullStr |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
title_full_unstemmed |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
title_sort |
Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo |
author |
Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado |
author_facet |
Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Mariana Reis Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ubuntu para Heróis Alunos do 1º ciclo Competências socioemocionais Comportamentos prossociais Ubuntu for Heroes Primary school students Socio-emotional skills Prosocial behaviors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Ubuntu para Heróis Alunos do 1º ciclo Competências socioemocionais Comportamentos prossociais Ubuntu for Heroes Primary school students Socio-emotional skills Prosocial behaviors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08T11:26:21Z 2022-10-14 2022-10 2022-10-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/39252 TID:203087810 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/39252 |
identifier_str_mv |
TID:203087810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132045406896128 |