Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitor César Carneiro dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29133
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
id RCAP_de015e0650d36b4ef235d6763c0c5879
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucessoIntraempreendedorismoIntraempreendedorEmpreendedorismoCultura organizacionalInovaçãoEstudo de casoIntrapreneuringIntrapreneurEntrepreneuringCorporate cultureInnovationCase study316.334.2658.0Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)Quando se procuram respostas para enfrentar a problemática do desemprego, da falta de produtividade e competitividade da economia, ou formas de conseguir o tão desejado crescimento económico, o empreendedorismo está sempre na linha da frente como se de uma fórmula milagrosa se tratasse. No desenvolvimento deste projeto decidimos focar-nos intensivamente no intraempreendedorismo, pois é a base de muitos projetos empreendedores que hoje conhecemos. Sabemos que grande parte dos empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem e também muitas vezes esses projetos estão associados à atividade dessa mesma empresa. Assim, e porque os projetos empreendedores dentro de empresas já existentes têm maior probabilidade de sucesso pelo know-how existente no seio da empresa e pelas sinergias que se geram, consideramos ser extremamente benéfico quer para as organizações, quer para os colaboradores fomentar uma cultura de intraempreendedorismo dentro das organizações. Assim, através de um estudo de caso realizado numa empresa do sector da restauração, a H3 – New Hamburgology, promotora de políticas de fomento ao intraempreendedorismo, procuramos identificar e compreender as vantagens desta modalidade de cultura para a empresa, o seu impacto e conhecer um pouco melhor o perfil dos novos empreendedores, os intraempreendedores. Esta empresa fomenta o empreendedorismo nos seus colaboradores como estratégia para a inovação e melhoria constante. Acreditam que a chave do sucesso é dar oportunidades, ouvir e envolver as pessoas nos projetos. Na H3, há colaboradores que hoje são também sócios e parceiros da empresa.When we try to find answers to face the problematic of unemployment, lack of productivity and competitiveness of our economy, or ways to achieve the economic growth, entrepreneuring is always on the frontline as if it were a miracle solution. In the development of this work we focus intensively on intrapreneuring, because is the basis of many entrepreneurial projects we know. Many entrepreneurs develop their own projects while workers from other companies, and many times their projects are in the same activity. So, and because we know that entrepreneurial projects developed within experencied companies are more likely to have success, by the existing know-how and synergies, we believe is better for companies and employees foster a culture of intrapreneuring. Thus, through a case study held in a restaurant chain company, H3 – New Hamburgology, promoter of intrapreneuring policies, we seek to identify and understand the advantages and impact of this culture. We also pretend know better the profile of the new entrepreneurs, the intrapreneurs. This company promotes intrepreneuring has a strategy for innovation and constant improvement. They believe the success key is to give opportunities, listen and involve the employees in projects. In H3, employees can become members of the the company.Marques, Ana PaulaUniversidade do MinhoSantos, Vitor César Carneiro dos20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29133por201221764info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:20.873778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
title Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
spellingShingle Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
Santos, Vitor César Carneiro dos
Intraempreendedorismo
Intraempreendedor
Empreendedorismo
Cultura organizacional
Inovação
Estudo de caso
Intrapreneuring
Intrapreneur
Entrepreneuring
Corporate culture
Innovation
Case study
316.334.2
658.0
title_short Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
title_full Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
title_fullStr Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
title_full_unstemmed Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
title_sort Intraempreendedorismo: a "metamorfose" para o empreendedorismo de sucesso
author Santos, Vitor César Carneiro dos
author_facet Santos, Vitor César Carneiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitor César Carneiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Intraempreendedorismo
Intraempreendedor
Empreendedorismo
Cultura organizacional
Inovação
Estudo de caso
Intrapreneuring
Intrapreneur
Entrepreneuring
Corporate culture
Innovation
Case study
316.334.2
658.0
topic Intraempreendedorismo
Intraempreendedor
Empreendedorismo
Cultura organizacional
Inovação
Estudo de caso
Intrapreneuring
Intrapreneur
Entrepreneuring
Corporate culture
Innovation
Case study
316.334.2
658.0
description Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29133
url http://hdl.handle.net/1822/29133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201221764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132652317442048