A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sabrina Neves dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35269
Resumo: O presente trabalho foi realizado no ano letivo de 2020/2021, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), relativa ao Mestrado em Ensino da Música, na variante de Violino, pela Universidade de Aveiro. O documento divide-se em duas partes, a primeira referente ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, e a segunda referente ao Projeto de Investigação, no qual é abordado o tema das Aulas de Grupo. Este trabalho propõe-se averiguar a viabilidade das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação da performance. Desta forma, foram abordados temas como a aprendizagem colaborativa, a simulação de performance e o feedback. Os dados recolhidos permitiram concluir que as aulas de grupo podem ser uma metodologia pertinente com implicação positiva na preparação da performance, ajudando os alunos envolvidos nestas aulas a se desenvolverem musical, pessoal e profissionalmente.
id RCAP_de246728d42e155de5646815360ad93a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performanceAulas de grupoAprendizagem colaborativaSimulação e preparação da performanceFeedbackO presente trabalho foi realizado no ano letivo de 2020/2021, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), relativa ao Mestrado em Ensino da Música, na variante de Violino, pela Universidade de Aveiro. O documento divide-se em duas partes, a primeira referente ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, e a segunda referente ao Projeto de Investigação, no qual é abordado o tema das Aulas de Grupo. Este trabalho propõe-se averiguar a viabilidade das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação da performance. Desta forma, foram abordados temas como a aprendizagem colaborativa, a simulação de performance e o feedback. Os dados recolhidos permitiram concluir que as aulas de grupo podem ser uma metodologia pertinente com implicação positiva na preparação da performance, ajudando os alunos envolvidos nestas aulas a se desenvolverem musical, pessoal e profissionalmente.The present work was carried out in the academic year 2020/2021, within the scope of the Supervised Teaching Practice, related to the master’s degree in Music Teaching, in the variant of Violin, by the University of Aveiro. The document is divided into two parts, the first referring to the Report of Supervised Teaching Practice, which took place at the Artistic School of the Conservatory of Music in Coimbra, and the second referring to the Research Project, in which the theme of Group Lessons is addressed. This work aims to investigate the viability of Group Lessons as a performance preparation methodology. Thus, topics such as collaborative learning, performance simulation and feedback were addressed. The collected data allowed to conclude that group lessons can be a relevant methodology with positive implications for performance preparation, helping students involved in these classes to develop musically, personally and professionally.2022-11-23T13:23:45Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35269porSantos, Sabrina Neves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:54Zoai:ria.ua.pt:10773/35269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:19.365155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
title A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
spellingShingle A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
Santos, Sabrina Neves dos
Aulas de grupo
Aprendizagem colaborativa
Simulação e preparação da performance
Feedback
title_short A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
title_full A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
title_fullStr A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
title_full_unstemmed A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
title_sort A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
author Santos, Sabrina Neves dos
author_facet Santos, Sabrina Neves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sabrina Neves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas de grupo
Aprendizagem colaborativa
Simulação e preparação da performance
Feedback
topic Aulas de grupo
Aprendizagem colaborativa
Simulação e preparação da performance
Feedback
description O presente trabalho foi realizado no ano letivo de 2020/2021, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), relativa ao Mestrado em Ensino da Música, na variante de Violino, pela Universidade de Aveiro. O documento divide-se em duas partes, a primeira referente ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, e a segunda referente ao Projeto de Investigação, no qual é abordado o tema das Aulas de Grupo. Este trabalho propõe-se averiguar a viabilidade das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação da performance. Desta forma, foram abordados temas como a aprendizagem colaborativa, a simulação de performance e o feedback. Os dados recolhidos permitiram concluir que as aulas de grupo podem ser uma metodologia pertinente com implicação positiva na preparação da performance, ajudando os alunos envolvidos nestas aulas a se desenvolverem musical, pessoal e profissionalmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T00:00:00Z
2021-12-15
2022-11-23T13:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35269
url http://hdl.handle.net/10773/35269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137718121267200