Avaliação de uma empresa não cotada do sector da distribuição cinematográfica (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro Miguel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/637
Resumo: O valor das empresas é cada vez mais uma questão importantíssima no âmbito empresarial actual, uma vez que assistimos a processos de aquisição com mais frequência, sendo as empresas-alvo cotadas ou não. Esta avaliação torna-se mais fácil perante um mercado em actividade com preços de activos comparáveis e sobretudo com empresas cotadas na bolsa. A avaliação de uma empresa não cotada torna-se portanto mais complicada, no entanto muitas das empresas antes de se transformarem em sociedades anónimas iniciaram a sua actividade assumindo um tipo de sociedade diferente, e para se efectivar a entrada no mercado bolsista ou para se tornarem partes integrantes de holdings, uma análise teve de ser desenvolvida, análise esta que consistiu certamente na avaliação do potencial de valor intrínseco e de atractividade para o potencial investidor, considerando impreterivelmente a estrutura financeira. É esta a problemática que vai ser analisada, através de um estudo de caso de uma empresa não cotada do sector da distribuição cinematográfica em Portugal, a Columbia TriStar Warner Filmes. Através do método dos múltiplos, por se tratar precisamente de uma empresa não cotada, e com o auxílio de regressões múltiplas tendo por base uma amostragem composta essencialmente por empresas de entertainment, será indicado um Enterprise Value e um valor por acção para a empresa em questão, baseado nas hipóteses com maior significância estatística e maior adesão à teoria financeira. Será igualmente projectado um plano de expansão da actividade, com um horizonte temporal de sete anos.
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