Estratégias de argumentação e construção da imagem pessoal no debate político televisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/922
Resumo: Este trabalho tem por objectivo apresentar as estratégias discursivas que contribuem para a construção do ethos ou imagem pessoal do locutor e que lhe permitem assumir uma posição de domínio no debate político televisivo. Essas estratégias decorrem da forma como o locutor gere as suas intervenções no debate e como manipula o seu discurso no sentido de construir imagens de si próprio e do público para quem se dirige. Considerámos assim três tipos de estratégias: 1) estratégias de domínio e controlo do debate (que passam pela expressão daquilo que C. K. Orecchioni designa por taxemas de posição dominante e que se manifestam no debate através de assimetria nas formas de tratamento, da duração da intervenção, da manutenção forçada de vez, da intrusão, da interrupção, e de actos de fala de interdição, autorização, crítica, refutação e troça); 2) estratégias de construção do ethos discursivo, para que concorrem o ethos pré-discursivo e as estratégias linguísticas ao nível da subjectividade enunciativa e das modalidades; 3) estratégias de construção da imagem do destinatário principal, que no caso do debate político televisivo é o público de telespectadores. A nossa opção em estudar a construção do ethos ao nível do debate político televisivo partiu da constatação de que este tipo de interacção verbal é um espaço privilegiado de competição argumentativa entre os interlocutores, cujo carácter agónico decorre da natureza do discurso político em que está enquadrado e do facto de ser transmitido por um canal de televisão. Serviu-nos de corpus de análise o programa Prós e Contras, transmitido pela RTP1 a 6 de Janeiro de 2003, constituído por cerca de três horas de gravação, cuja emissão especial constituiu um interessante e complexo exemplo de debate político televisivo permitindonos analisar não só as estratégias argumentativas ao serviço da construção da imagem do locutor, como também a dimensão interaccional do debate e o carácter heterogéneo do programa como cruzamento de vários tipos de discursos ao serviço do debate. O facto de este programa ter um quadro participativo bastante alargado e complexo (18 participantes), acrescido do facto de ser transmitido em directo (o que provoca maior tensão e não permite reformulações) são factores que dificultam o protagonismo dos locutores ao longo do debate e que por isso o tornam mais competitivo, exigindo estratégias argumentativas mais eficazes. O presente trabalho inscreve-se na área da Análise do Discurso de acordo com as linhas mais recentes propostas pela teoria da enunciação, pela abordagem interaccionista, pela linguística de texto, pela abordagem comunicativa e pela análise argumentativa.
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Orecchioni designa por taxemas de posição dominante e que se manifestam no debate através de assimetria nas formas de tratamento, da duração da intervenção, da manutenção forçada de vez, da intrusão, da interrupção, e de actos de fala de interdição, autorização, crítica, refutação e troça); 2) estratégias de construção do ethos discursivo, para que concorrem o ethos pré-discursivo e as estratégias linguísticas ao nível da subjectividade enunciativa e das modalidades; 3) estratégias de construção da imagem do destinatário principal, que no caso do debate político televisivo é o público de telespectadores. A nossa opção em estudar a construção do ethos ao nível do debate político televisivo partiu da constatação de que este tipo de interacção verbal é um espaço privilegiado de competição argumentativa entre os interlocutores, cujo carácter agónico decorre da natureza do discurso político em que está enquadrado e do facto de ser transmitido por um canal de televisão. Serviu-nos de corpus de análise o programa Prós e Contras, transmitido pela RTP1 a 6 de Janeiro de 2003, constituído por cerca de três horas de gravação, cuja emissão especial constituiu um interessante e complexo exemplo de debate político televisivo permitindonos analisar não só as estratégias argumentativas ao serviço da construção da imagem do locutor, como também a dimensão interaccional do debate e o carácter heterogéneo do programa como cruzamento de vários tipos de discursos ao serviço do debate. O facto de este programa ter um quadro participativo bastante alargado e complexo (18 participantes), acrescido do facto de ser transmitido em directo (o que provoca maior tensão e não permite reformulações) são factores que dificultam o protagonismo dos locutores ao longo do debate e que por isso o tornam mais competitivo, exigindo estratégias argumentativas mais eficazes. O presente trabalho inscreve-se na área da Análise do Discurso de acordo com as linhas mais recentes propostas pela teoria da enunciação, pela abordagem interaccionista, pela linguística de texto, pela abordagem comunicativa e pela análise argumentativa.In this work we intend to highlight the discourse strategies involved in the construction of the speaker’s personal image (so called ethos, by the rhetorical tradition) and how they convey a leadership position in the context of the television political debate. We have then considered three types of strategies: 1) strategies for controlling and dominating the debate (which are conveyed by some treatment forms, turn’s duration, turn’s maintenance, intrusion, interruption and speech acts of interdiction, authorization, critics, refutation and mockery); 2) strategies for building the speaker’s personal image (which are conveyed by the pre-discourse ethos and by linguistic markers of subjectivity and modality); 3) strategies for building the public’s image according to the persuasive aims of the speaker. We chose to study the speaker’s personal image as it appears in the television political debate because it seemed to be a rather competitive type of speech interaction where argumentation was difficult to be done, but had to be done. The participants’ political, ideological and social differences also assure the argumentation goal, especially if they are the invited speakers for a television show where they have to represent their political parties. Moreover, the oral dimension of the debate, plus the live broadcasting of the programme are factors that put a lot of pressure on the participants, which makes any attempt of controlling the debate become the final challenge. For this work, we have analysed the television programme Prós e Contras, broadcasted by the Portuguese public channel RTP1 on the 6th January 2003. This three hour corpus of spontaneous speech allowed us to analyse not only the argumentative strategies used by the speakers to build their image towards the public, but also how the television debate is articulated with other types of discourses. We also described the communicative and participative frameworks (on C. K.Orecchioni’s expression) that compose Prós e Contras, as well as their importance and function. The present work is developed in the Discourse Analysis framework, according to the most recent proposals derived from the utterance theory (O. Ducrot, J.C. Anscombre, C. Kerbrat-Orecchioni), the interaction approach (C. Kerbrat-Orecchioni), the textual linguistics (J. M. Adam), the communication approach (Charadeau, P. e Ghiglione) and the argumentative analysis (R. Amossy, D. Maingueneau).Universidade do MinhoSilva, Daniela20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:46.834275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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