O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122007-143336/ |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a investigar o discurso feminino veiculado pela mídia televisiva, salientando a questão dos gêneros sociais e destacando especialmente a figura da mulher no que se refere ao espaço que ela vem conseguindo para se firmar na sociedade. Partimos da hipótese de que seja possível apreender esse novo perfil da mulher, a partir da observação das marcas presentes no processo argumentativo. Entendemos que essas marcas sejam decorrentes das estratégias argumentativas utilizadas na organização do discurso e que possam ser observadas a partir do contexto interacional que se apresenta, por exemplo, em um programa da mídia televisiva com formato de debate. Selecionamos o programa Saia Justa, transmitida pela GNT e destacamos o argumento de autoridade, decorrente da citação, o exemplo e a ilustração, por se apresentarem como estratégias argumentativas de maior ocorrência na construção discursiva das participantes da interação. As análises permitiram depreender que essas estratégias, além de contribuírem para a organização e desenvolvimento do discurso, aumentam a adesão do público/auditório aos pontos de vista apresentados. Ressaltamos a abordagem a respeito da formação de um novo perfil feminino delineado pela mídia televisiva e pela participação da mulher nos diversos segmentos político-sociais ao longo das três últimas décadas. Os pressupostos teóricos têm por base a Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), bem como questões relativas à linguagem e ao sexo de Aebisher e Forel (1991), e estudos a respeito do debate midiático de Fávero e Aquino (2005). |
id |
USP_cce49e1c37da435384d8c517099e5642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05122007-143336 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso femininoThe TV debate: a study of the argumentative strategies in the feminine discourseArgumentaçãoArgumentationArgumentative strategiesDebate midiáticoEstratégias argumentativasGênero socialMedia debateSocial genderEste trabalho propõe-se a investigar o discurso feminino veiculado pela mídia televisiva, salientando a questão dos gêneros sociais e destacando especialmente a figura da mulher no que se refere ao espaço que ela vem conseguindo para se firmar na sociedade. Partimos da hipótese de que seja possível apreender esse novo perfil da mulher, a partir da observação das marcas presentes no processo argumentativo. Entendemos que essas marcas sejam decorrentes das estratégias argumentativas utilizadas na organização do discurso e que possam ser observadas a partir do contexto interacional que se apresenta, por exemplo, em um programa da mídia televisiva com formato de debate. Selecionamos o programa Saia Justa, transmitida pela GNT e destacamos o argumento de autoridade, decorrente da citação, o exemplo e a ilustração, por se apresentarem como estratégias argumentativas de maior ocorrência na construção discursiva das participantes da interação. As análises permitiram depreender que essas estratégias, além de contribuírem para a organização e desenvolvimento do discurso, aumentam a adesão do público/auditório aos pontos de vista apresentados. Ressaltamos a abordagem a respeito da formação de um novo perfil feminino delineado pela mídia televisiva e pela participação da mulher nos diversos segmentos político-sociais ao longo das três últimas décadas. Os pressupostos teóricos têm por base a Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), bem como questões relativas à linguagem e ao sexo de Aebisher e Forel (1991), e estudos a respeito do debate midiático de Fávero e Aquino (2005).This research offers to investigate the feminine speech broadcasted through the TV media, standing out the matter of social gender and highlighting specially the woman\'s figure about the space she has reached in order to stand out in the society. We start from the hypothesis that it\'s possible to apprehend this new woman\'s profile, from the observation of the present marks in the argumentative process. We understand that those marks derive from argumentative strategies used in the organization of the speech and that they can be observed starting from the interaction context that comes, for example, in a TV media program with a debate format. We chose the program \"Saia Justa\", broadcast by GNT and we detached the authority argument, due to citation, the example and the illustration, presented as argumentative strategies of larger occurrence in the participants\' speech construction in the interaction. The analysis allowed to infer that those strategies, apart from contribute for the speech\'s organization and development, increase the public/audience\'s adhesion to the points of view presented. We point out the approach about the formation of a new feminine profile outlined by the TV media and for the woman\'s participation in the several political-social segments along the last three decades. The theoretical presuppositions have for base the Theory of Argumentation of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996), as well as relative questions about the language and the sex of Aebisher and Forel (1991), and studies regarding the media debate of Favero and Aquino (2005).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Zilda Gaspar Oliveira deFarneda, Eliete Sampaio2007-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122007-143336/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-05122007-143336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino The TV debate: a study of the argumentative strategies in the feminine discourse |
title |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
spellingShingle |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino Farneda, Eliete Sampaio Argumentação Argumentation Argumentative strategies Debate midiático Estratégias argumentativas Gênero social Media debate Social gender |
title_short |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
title_full |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
title_fullStr |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
title_full_unstemmed |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
title_sort |
O debate televisivo: um estudo das estratégias argumentativas no discurso feminino |
author |
Farneda, Eliete Sampaio |
author_facet |
Farneda, Eliete Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farneda, Eliete Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Argumentation Argumentative strategies Debate midiático Estratégias argumentativas Gênero social Media debate Social gender |
topic |
Argumentação Argumentation Argumentative strategies Debate midiático Estratégias argumentativas Gênero social Media debate Social gender |
description |
Este trabalho propõe-se a investigar o discurso feminino veiculado pela mídia televisiva, salientando a questão dos gêneros sociais e destacando especialmente a figura da mulher no que se refere ao espaço que ela vem conseguindo para se firmar na sociedade. Partimos da hipótese de que seja possível apreender esse novo perfil da mulher, a partir da observação das marcas presentes no processo argumentativo. Entendemos que essas marcas sejam decorrentes das estratégias argumentativas utilizadas na organização do discurso e que possam ser observadas a partir do contexto interacional que se apresenta, por exemplo, em um programa da mídia televisiva com formato de debate. Selecionamos o programa Saia Justa, transmitida pela GNT e destacamos o argumento de autoridade, decorrente da citação, o exemplo e a ilustração, por se apresentarem como estratégias argumentativas de maior ocorrência na construção discursiva das participantes da interação. As análises permitiram depreender que essas estratégias, além de contribuírem para a organização e desenvolvimento do discurso, aumentam a adesão do público/auditório aos pontos de vista apresentados. Ressaltamos a abordagem a respeito da formação de um novo perfil feminino delineado pela mídia televisiva e pela participação da mulher nos diversos segmentos político-sociais ao longo das três últimas décadas. Os pressupostos teóricos têm por base a Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), bem como questões relativas à linguagem e ao sexo de Aebisher e Forel (1991), e estudos a respeito do debate midiático de Fávero e Aquino (2005). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122007-143336/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122007-143336/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256751548661760 |