Criatividade publicitária com orçamento reduzido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Carvalho da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23341
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação(área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_de3e5afa8ecaafff64096f2ffbaf6d04
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade publicitária com orçamento reduzidoOrçamento reduzidoPublicidadeCriatividadeLow budgetAdvertisingCreativity659.1Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação(área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Na conjuntura atual de crise económica, a redução orçamental na publicidade é uma tendência incontornável. Os pedidos de suportes publicitários baratos são exigências frequentes de clientes que procuram soluções menos dispendiosas e fazem com que os criativos e as agências de publicidade procurem novas maneiras de publicitar com impacto, mas a custos reduzidos. Neste estudo, procurou-se perceber como é que condições específicas de orçamento reduzido condicionam ou constituem um desafio estimulante à criatividade, se a alteração das estruturas organizativas e dos processos habituais de criação de publicidade por limitações financeiras comprometem os seus objetivos e atentam contra os seus propósitos e, ainda, refletir sobre a temática em análise no caso concreto do projeto Braga 2012: Capital Europeia da Juventude. Perante a revisão bibliográfica e através das técnicas de observação direta, de entrevistas a responsáveis da Braga CEJ 2012 e a diretores criativos de algumas agências de publicidade, foi possível obter dados fundamentais ao desenvolvimento da investigação. Os resultados indicam que um orçamento reduzido condiciona, mas também constitui um desafio estimulante à criatividade publicitária. De facto, através deste estudo foi possível compreender as limitações que os criativos enfrentam e a importância dos novos media num contexto de redução orçamental.In the current economic crisis, the reduction in the advertising budget is an inescapable trend. Requests for cheaper advertising media are frequent demands of customers seeking for less expensive solutions. Those requests make creative teams and advertising agencies search for new ways to advertise with impact, but at reduced costs. In this study, we try to understand how specific conditions of reduced budget funding, limits or generates an exciting challenge to advertising creativity; if changing traditional organizational structures and processes in advertising creation due to financial constraints, compromises their goals and undermines their purposes; as well as assessing on the topic at hand, the project Braga 2012: European Youth Capital. By means of a bibliographic review and techniques of direct observation, interviews with leaders of Braga CEJ 2012 and some creative directors of advertising agencies, it was possible to obtain essential data to the development of this research. The results indicate that a low budget limits, but also acts as an exciting challenge for creative advertising. In fact, with this study it was possible to point out the limitations that creative team’s face and the importance of new media in the context of budget reduction.Pires, HelenaUniversidade do MinhoSilva, Ana Cristina Carvalho da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:25.640283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade publicitária com orçamento reduzido
title Criatividade publicitária com orçamento reduzido
spellingShingle Criatividade publicitária com orçamento reduzido
Silva, Ana Cristina Carvalho da
Orçamento reduzido
Publicidade
Criatividade
Low budget
Advertising
Creativity
659.1
title_short Criatividade publicitária com orçamento reduzido
title_full Criatividade publicitária com orçamento reduzido
title_fullStr Criatividade publicitária com orçamento reduzido
title_full_unstemmed Criatividade publicitária com orçamento reduzido
title_sort Criatividade publicitária com orçamento reduzido
author Silva, Ana Cristina Carvalho da
author_facet Silva, Ana Cristina Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento reduzido
Publicidade
Criatividade
Low budget
Advertising
Creativity
659.1
topic Orçamento reduzido
Publicidade
Criatividade
Low budget
Advertising
Creativity
659.1
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação(área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23341
url http://hdl.handle.net/1822/23341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132374711140352