Plantas centralizadas na cidade de Aveiro: a Capela do Senhor das Barrocas (1722 - 1732)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Henrique Maria Ramos Lopes Viegas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81554
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Plantas centralizadas na cidade de Aveiro: a Capela do Senhor das Barrocas (1722 - 1732)CENTRAL PLAN IN AVEIRO: THE BARROCAS CHAPEL (1722-1732)PLANTA CENTRALIZADAPLANTA POLIGONALAVEIROBARROCASARQUITECTURA RELIGIOSACENTRAL PLANPOLYGONAL PLANAVEIROBARROCASRELIGIOUS ARCHITECTUREDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA presente investigação pretende analisar o uso da planta centralizada, na arquitectura religiosa, em Aveiro, nos séculos XVII e XVIII, enquanto uma tipologia que permite a coexistência entre práticas construtivas regionais e referências projectuais eruditas, centrando- -se a análise na capela do Senhor das Barrocas.As capelas de Aveiro, pelo uso do partido planimétrico poligonal e o contexto devocional, constituem uma série numerosa cujos exemplares se implantam na faixa litoral entre a Ericeira e a praia de Miramar (Vila Nova de Gaia). O desenho da planta destaca-as de outras pequenas capelas em planta centralizada, que se encontram em todo o território português continental. Deste modo, interessou-nos compreender, à luz da problemática forma e função, as circunstâncias que influenciaram o uso respectivamente, da planta poligonal e da tipologia centralizada, em capelas rurais.A metodologia teve por objectivo analisar os acontecimentos sócio-políticos gerados pelos factos históricos mais importantes e entender o seu impacto no uso da tipologia em Portugal. Do mesmo modo, relacionam-se as correntes que mais influenciaram a prática construtiva portuguesa, e consequentemente, de uso da planta centralizada, desde logo, a circulação de tratados de arquitectura, a cultura dos mestres pedreiros com formação em estaleiro, o ensino oficial no paço real e práticas construtivas de saber empírico provenientes da ocupação árabe da Península Ibérica.A presente investigação pretende analisar o uso da planta centralizada, na arquitectura religiosa, em Aveiro, nos séculos XVII e XVIII, enquanto uma tipologia que permite a coexistência entre práticas construtivas regionais e referências projectuais eruditas, centrando- -se a análise na capela do Senhor das Barrocas.As capelas de Aveiro, pelo uso do partido planimétrico poligonal e o contexto devocional, constituem uma série numerosa cujos exemplares se implantam na faixa litoral entre a Ericeira e a praia de Miramar (Vila Nova de Gaia). O desenho da planta destaca-as de outras pequenas capelas em planta centralizada, que se encontram em todo o território português continental. Deste modo, interessou-nos compreender, à luz da problemática forma e função, as circunstâncias que influenciaram o uso respectivamente, da planta poligonal e da tipologia centralizada, em capelas rurais.A metodologia teve por objectivo analisar os acontecimentos sócio-políticos gerados pelos factos históricos mais importantes e entender o seu impacto no uso da tipologia em Portugal. Do mesmo modo, relacionam-se as correntes que mais influenciaram a prática construtiva portuguesa, e consequentemente, de uso da planta centralizada, desde logo, a circulação de tratados de arquitectura, a cultura dos mestres pedreiros com formação em estaleiro, o ensino oficial no paço real e práticas construtivas de saber empírico provenientes da ocupação árabe da Península Ibérica.The present research intends to analyze the use of the centralized plan, in religious buildings, in Aveiro, during the 17th and 18th centuries, as a typology that allows the coexistence between regional constructive practices and erudite projective references. Thus, its focus on the analysis of the Senhor das Barrocas Chapel.The chapels constructed in Aveiro, due to the use of the polygonal planimetric form and the devotional context, constitute a much numerous serie whose elements are established in the coastal strip between Ericeira and Miramar beach (Vila Nova de Gaia). The design of this type of plan stands out from other small centralized chapels, which are found throughout the Portuguese mainland. In this way, we were interested in understanding, in light of the problematic form and function, the circumstances that in uenced the use, res- pectively, of the polygonal plant and the centralized typology, in rural temples.The aim of the methodology employed was to analyze the socio-political events generated by the most important historical facts and to understand their impact on the use of the typology in Portugal. In the same way, we analise and compare the currents that most in uen- ced the Portuguese construction practice, and consequently, the use of the central plan, including: the circulation of architectural treaties, the culture of the masonry masters with yard training, the oficial teaching given at paço real (royal palace) and the practices of construction based on empirical knowledge originated from the arab occupation of the Iberian Peninsula.The present research intends to analyze the use of the centralized plan, in religious buildings, in Aveiro, during the 17th and 18th centuries, as a typology that allows the coexistence between regional constructive practices and erudite projective references. Thus, its focus on the analysis of the Senhor das Barrocas Chapel.The chapels constructed in Aveiro, due to the use of the polygonal planimetric form and the devotional context, constitute a much numerous serie whose elements are established in the coastal strip between Ericeira and Miramar beach (Vila Nova de Gaia). The design of this type of plan stands out from other small centralized chapels, which are found throughout the Portuguese mainland. In this way, we were interested in understanding, in light of the problematic form and function, the circumstances that in uenced the use, res- pectively, of the polygonal plant and the centralized typology, in rural temples.The aim of the methodology employed was to analyze the socio-political events generated by the most important historical facts and to understand their impact on the use of the typology in Portugal. 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