As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78652 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físicoTeaching biology using ICT as a strategy to promote cooperative learning in times of social distancingEnsino da BiologiaKahoot!TICTrabalho cooperativoWebQuestCooperative learningICTTeaching BiologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide na utilização de recursos TIC para a promoção de trabalho cooperativo no tema Obtenção de Matéria pelos Seres Heterotróficos. A investigação foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade numa escola do conselho de Braga e teve por base a implementação de duas estratégias de ensino que utilizaram ferramentas TIC, nomeadamente, uma WebQuest e de dois Kahoot! . Com a utilização destes recursos, a presente investigação teve como principal objetivo averiguar o impacto da utilização das TIC na realização de trabalho cooperativo, nas aprendizagens e motivação dos alunos. Para avaliar o sucesso da investigação foram aplicados um teste de conhecimentos e um questionário de opinião, ambos antes e depois da lecionação da unidade. No pré-teste, os alunos demonstraram algumas conceções alternativas sobre as matérias lecionadas e algum conhecimento sobre a heterotrofia, a membrana plasmática, estruturas membranares e a digestão no ser humano. Os resultados obtidos com esta investigação permitiram verificar que os alunos apresentavam conceções alternativas sobre a temática em estudo, que foram corrigidas ao longo do desenvolvimento do projeto. Além disso, as estratégias implementadas revelaram-se eficazes para a realização de trabalho cooperativo e para a aprendizagem e motivação dos alunos. As maiores limitações associadas a esta investigação foram o tempo de implementação do projeto e o contexto pandémico que vivenciamos, uma vez que as atividades letivas foram realizadas em regime online e foi necessário a redistribuição dos conteúdos programáticos para contemplar o período síncrono e assíncrono. Os alunos mostraram-se bastante recetivos à implementação das TIC no ensino e parecem considerar que pode ser uma boa estratégia para aumentar a sua motivação, interesse e facilitar a sua aprendizagem. Por isso, é importante investir na vertente tecnológica e na formação dos professores para que seja mais fácil inserir as TIC no ensino.The present study focuses on the use of ICT as a strategy to promote cooperative learning on “Heterotrophic Nutrition” topic and was developed within the scope of Master’s in Biology and Geology Teaching in Secondary School. This investigation employed two strategies that made use of ICT tools, namely, a WebQuest and two Kahoot! in the 10th grade on a school situated in Braga. The main goal of this investigation was to evaluate ICT’s impact on cooperative learning and on the students’ knowledge and motivation. In order to evaluate this investigation’s success an assessment test and an opinion-based inquiry were applied before and after teaching the topic. A few misconceptions about the topic were detected in the pre-test, as well as some knowledge about heterotrophy, the plasma membrane, the endomembrane system and the human digestion. However, these misconceptions were corrected by the end of the project and the employed strategies were effective in the promotion of cooperative learning and the students’ knowledge and motivation. The biggest limitations faced in this investigation were the limited implementation time and the COVID19, since the online teaching became the norm during this period and there was the need to adjust the lecture contents to accommodate synchronous and asynchronous period. The students show themselves very open to the use of ICTs in the classroom, since they claim it can be a good strategy to motivate them, increase their interest and facilitate their learning. Therefore, it is important to invest in the technological aspect and in teacher training so that it is easier to include ICT in the classroom.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoDuarte, Ana Catarina Sousa2022-02-012022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78652por203005660info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:05.956513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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