As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Catarina Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78652
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_de5a133bd1d91e7ddbbfacc883333ccc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físicoTeaching biology using ICT as a strategy to promote cooperative learning in times of social distancingEnsino da BiologiaKahoot!TICTrabalho cooperativoWebQuestCooperative learningICTTeaching BiologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide na utilização de recursos TIC para a promoção de trabalho cooperativo no tema Obtenção de Matéria pelos Seres Heterotróficos. A investigação foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade numa escola do conselho de Braga e teve por base a implementação de duas estratégias de ensino que utilizaram ferramentas TIC, nomeadamente, uma WebQuest e de dois Kahoot! . Com a utilização destes recursos, a presente investigação teve como principal objetivo averiguar o impacto da utilização das TIC na realização de trabalho cooperativo, nas aprendizagens e motivação dos alunos. Para avaliar o sucesso da investigação foram aplicados um teste de conhecimentos e um questionário de opinião, ambos antes e depois da lecionação da unidade. No pré-teste, os alunos demonstraram algumas conceções alternativas sobre as matérias lecionadas e algum conhecimento sobre a heterotrofia, a membrana plasmática, estruturas membranares e a digestão no ser humano. Os resultados obtidos com esta investigação permitiram verificar que os alunos apresentavam conceções alternativas sobre a temática em estudo, que foram corrigidas ao longo do desenvolvimento do projeto. Além disso, as estratégias implementadas revelaram-se eficazes para a realização de trabalho cooperativo e para a aprendizagem e motivação dos alunos. As maiores limitações associadas a esta investigação foram o tempo de implementação do projeto e o contexto pandémico que vivenciamos, uma vez que as atividades letivas foram realizadas em regime online e foi necessário a redistribuição dos conteúdos programáticos para contemplar o período síncrono e assíncrono. Os alunos mostraram-se bastante recetivos à implementação das TIC no ensino e parecem considerar que pode ser uma boa estratégia para aumentar a sua motivação, interesse e facilitar a sua aprendizagem. Por isso, é importante investir na vertente tecnológica e na formação dos professores para que seja mais fácil inserir as TIC no ensino.The present study focuses on the use of ICT as a strategy to promote cooperative learning on “Heterotrophic Nutrition” topic and was developed within the scope of Master’s in Biology and Geology Teaching in Secondary School. This investigation employed two strategies that made use of ICT tools, namely, a WebQuest and two Kahoot! in the 10th grade on a school situated in Braga. The main goal of this investigation was to evaluate ICT’s impact on cooperative learning and on the students’ knowledge and motivation. In order to evaluate this investigation’s success an assessment test and an opinion-based inquiry were applied before and after teaching the topic. A few misconceptions about the topic were detected in the pre-test, as well as some knowledge about heterotrophy, the plasma membrane, the endomembrane system and the human digestion. However, these misconceptions were corrected by the end of the project and the employed strategies were effective in the promotion of cooperative learning and the students’ knowledge and motivation. The biggest limitations faced in this investigation were the limited implementation time and the COVID19, since the online teaching became the norm during this period and there was the need to adjust the lecture contents to accommodate synchronous and asynchronous period. The students show themselves very open to the use of ICTs in the classroom, since they claim it can be a good strategy to motivate them, increase their interest and facilitate their learning. Therefore, it is important to invest in the technological aspect and in teacher training so that it is easier to include ICT in the classroom.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoDuarte, Ana Catarina Sousa2022-02-012022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78652por203005660info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:05.956513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
Teaching biology using ICT as a strategy to promote cooperative learning in times of social distancing
title As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
spellingShingle As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
Duarte, Ana Catarina Sousa
Ensino da Biologia
Kahoot!
TIC
Trabalho cooperativo
WebQuest
Cooperative learning
ICT
Teaching Biology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
title_full As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
title_fullStr As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
title_full_unstemmed As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
title_sort As TIC como estratégia no ensino da Biologia: a sua utilidade na promoção de trabalho cooperativo em contexto de afastamento físico
author Duarte, Ana Catarina Sousa
author_facet Duarte, Ana Catarina Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Catarina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Biologia
Kahoot!
TIC
Trabalho cooperativo
WebQuest
Cooperative learning
ICT
Teaching Biology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da Biologia
Kahoot!
TIC
Trabalho cooperativo
WebQuest
Cooperative learning
ICT
Teaching Biology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78652
url https://hdl.handle.net/1822/78652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203005660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132371194216448