O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel La Corte dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441
Resumo: Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.
id USP-62_0b856168a53795c84b7997bd427b3005
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/123441
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/EspanhoO uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/EspanholThe use of WebQuest for pedagogical practices in an Undergraduate Spanish Teaching ProgramTecnologiaWebQuestmetodologiaespanhol.TecnologiaWebQuestmetodologiaespanhol.TechnologyWebQuestmethodologySpanish.Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.In this article we discuss the use of WebQuest technology in some practices experienced in the discipline Teaching Methodology and Language Learning, offered by the course Language Arts (Spanish) at the Universidade Federal de Sergipe. Together with expanding their knowledge about language teaching methods, the aim of the project was that students could improve their level of computer literacy and could discuss social appropriation of digital technologies in the field of language teaching and learning. During the process, students could discuss texts that deal with the main language teaching methods as well as others that are concerned with the issue of digital literacy and specific terms that relate to WebQuests (Levy, 2010; Xavier, 2005; Dias, 2010; among others). The results achieved were the creation of WebQuests; the development of a deep reflection on the importance of the pedagogical use of technology in language teaching and the improvement of students’ digital literacy.Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/12344110.11606/issn.2317-9651.v0i13p56-77Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 56-77Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 56-772317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441/124984https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441/184630Copyright (c) 2017 Raquel La Corte dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Raquel La Corte dos2020-07-01T03:51:58Zoai:revistas.usp.br:article/123441Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T03:51:58Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanhol
The use of WebQuest for pedagogical practices in an Undergraduate Spanish Teaching Program
title O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
spellingShingle O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
Santos, Raquel La Corte dos
Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Technology
WebQuest
methodology
Spanish.
title_short O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
title_full O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
title_fullStr O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
title_full_unstemmed O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
title_sort O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
author Santos, Raquel La Corte dos
author_facet Santos, Raquel La Corte dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel La Corte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Technology
WebQuest
methodology
Spanish.
topic Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Tecnologia
WebQuest
metodologia
espanhol.
Technology
WebQuest
methodology
Spanish.
description Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441
10.11606/issn.2317-9651.v0i13p56-77
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p56-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441/124984
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/123441/184630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raquel La Corte dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raquel La Corte dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 56-77
Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 56-77
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231605750693888