O plano da matemática : contexto facilitador do trabalho colaborativo entre pares : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria João da Cruz Nogueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9131
Resumo: O presente estudo tem como objetivo averiguar a eficácia do trabalho colaborativo das assessorias/coadjuvação, entre docentes de Matemática, no âmbito do Plano da Matemática, para a mudança de práticas supervisivas em comunidade reflexiva docente e a melhoria do sucesso escolar, de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, igualmente, verificar se esse trabalho, desenvolvido colaborativamente, em sala de aula, pode contribuir para uma maior qualidade do ensino. Assim, foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa, que englobou a análise do relatório final do Plano da Matemática e os resultados de um inquérito por questionário a professores, numa Escola Básica e Secundária do Porto. Os resultados comprovam uma efetiva mudança de práticas, através de trabalho colaborativo interpares. Embora a experiência de ensino tenha alguma influência no trabalho colaborativo, desenvolvido pelos professores, no âmbito do Plano da Matemática, todos os docentes valorizaram a eficácia do Projeto desenvolvido. Os professores destacam o ensino em equipa, a preparação das assessorias, a observação de aulas, o feedback, a reflexão e a reformulação da intervenção pedagógica. Assim, podemos concluir que o estudo desenvolvido conduziu a novas opções de trabalho colaborativo e a uma mudança de práticas, o que influenciou o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, bem como potenciou a melhoria do sucesso escolar dos alunos.
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