O papel do enfermeiro gestor na melhoria da qualidade e segurança do doente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fátima Alexandra Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43412
Resumo: O conceito de qualidade em saúde visa a obtenção dos maiores benefícios, com os menores riscos para o cliente. O enfermeiro gestor tem como principais funções planear, organizar, dirigir e avaliar os cuidados de enfermagem, baseando-se em modelos promotores da qualidade e segurança; implementar processos de melhoria contínua da qualidade e contribuir para os processos de acreditação e certificação; gerir os riscos e garantir a documentação dos cuidados e respetiva monitorização dos indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem. Deste modo, o recurso a auditorias internas e aos dados disponibilizados pelos departamentos da qualidade das instituições, constituem uma ferramenta útil e fundamental, seja no diagnóstico de situação, bem como no planeamento e implementação de estratégias de melhoria. O presente relatório reflete a atividade desenvolvida no estágio profissional do curso de MDCSE, realizado no Gabinete de Governação Clínica integrado no Departamento da Qualidade do CHUPorto. Trata-se de uma reflexão crítica, concretizada através da descrição das atividades desenvolvidas e contraposição com a evidência científica, assim como a descrição das competências de gestão adquiridas. De entre as atividades desenvolvidas, salienta-se a execução de um processo de melhoria continua, focado na problematização das quedas e da eficácia da utilização da escala de avaliação do risco de queda de Morse. Para tal, foi realizada uma auditoria retrospetiva às notificações de queda rececionadas no GGC, num período de quatro meses. Após a análise dos vários conteúdos da mesma e após a realização de brainstorming com enfermeiros, verificou-se que existem discrepâncias na interpretação dos itens da EQM, o que se reflete na identificação dos utentes com alto risco. Assim, foi construída uma formação com casos clínicos, de preenchimento anónimo e disponibilizado no portal interno da instituição para todos os enfermeiros do hospital. Portanto, foi possível identificar uma falta de uniformização na utilização da EQM no CHUPorto através do recurso a uma ferramenta de gestão, a auditoria, e o recurso à inovação para dar resposta à problemática identificada. Deste modo, tornou-se possível a aquisição das competências do enfermeiro gestor, nomeadamente na gestão pela qualidade e segurança; no planeamento, organização, direção e controlo; na prática profissional baseada na evidência e dirigida para a obtenção de ganhos em saúde.
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Deste modo, o recurso a auditorias internas e aos dados disponibilizados pelos departamentos da qualidade das instituições, constituem uma ferramenta útil e fundamental, seja no diagnóstico de situação, bem como no planeamento e implementação de estratégias de melhoria. O presente relatório reflete a atividade desenvolvida no estágio profissional do curso de MDCSE, realizado no Gabinete de Governação Clínica integrado no Departamento da Qualidade do CHUPorto. Trata-se de uma reflexão crítica, concretizada através da descrição das atividades desenvolvidas e contraposição com a evidência científica, assim como a descrição das competências de gestão adquiridas. De entre as atividades desenvolvidas, salienta-se a execução de um processo de melhoria continua, focado na problematização das quedas e da eficácia da utilização da escala de avaliação do risco de queda de Morse. Para tal, foi realizada uma auditoria retrospetiva às notificações de queda rececionadas no GGC, num período de quatro meses. Após a análise dos vários conteúdos da mesma e após a realização de brainstorming com enfermeiros, verificou-se que existem discrepâncias na interpretação dos itens da EQM, o que se reflete na identificação dos utentes com alto risco. Assim, foi construída uma formação com casos clínicos, de preenchimento anónimo e disponibilizado no portal interno da instituição para todos os enfermeiros do hospital. Portanto, foi possível identificar uma falta de uniformização na utilização da EQM no CHUPorto através do recurso a uma ferramenta de gestão, a auditoria, e o recurso à inovação para dar resposta à problemática identificada. Deste modo, tornou-se possível a aquisição das competências do enfermeiro gestor, nomeadamente na gestão pela qualidade e segurança; no planeamento, organização, direção e controlo; na prática profissional baseada na evidência e dirigida para a obtenção de ganhos em saúde.The concept of quality in health aims to obtain the greatest benefits, with the least risks for the client. The nurse manager's main functions are to plan, organize, direct, and evaluate nursing care, based on models that promote quality and safety; implement continuous quality improvement processes and contribute to accreditation and certification proce sses; manage risks and ensure the documentation of care and associated monitoring of indicators sensitive to nursing care. In this way, the use of internal audits and the data provided by the institutions' quality departments constitute a useful and fundamental tool, both in the diagnosis of the situation, as well as in the planning and implementation of improvement strategies. This report reflects the activity developed in the professional internship of the MDCSE course, carried out in the Clinical Governance Office integrated in the Quality Department of CHUPorto. It is a critical reflection, carried out through the description of the activities developed in the internship and contrast with the scientific evidence, as well as the description of the acquired management skills. Among the activities developed, it is worth mentioning the execution of a process of continuous improvement, focused on the problematization of falls and the effectiveness of the use of the Morse fall risk assessment scale. To this end, a retrospective audit was carried out on the fall notifications received at the GGC, over a period of four months. Upon analysis of the various contents of the audit and after brainstorming with nurses, it was found that there are discrepancies in the interpretation of the NDE items, which is reflected in the identification of users at high risk. Thus, training was built with clinical cases, filled out anonymously and made available on the institution's internal portal for all nurses in the hospital. Therefore, it was possible to identify a lack of standardization in the use of EQM at CHUPorto using a management tool, the audit, and applying innovation to respond to the identified problem. In this way, it became possible to acquire the skills of the nurse manager, namely in quality and safety management; in planning, organizing, directing, and controlling; in evidencebased professional practice aimed at achieving health gains.Martins, Maria ManuelaRepositório ComumOliveira, Fátima Alexandra Freitas2023-01-27T14:36:51Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43412TID:203194888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T07:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:01.038498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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