Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1589 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no contexto do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, focando-se na prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Campos Melo. Esta prática decorreu sob a orientação pedagógica do Mestre José Manuel Pereira. Foram acompanhados os percursos letivos completos de duas turmas de 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Visual, e de uma turma de 11º ano do Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. O presente relatório encontra-se estruturado em três partes: Na parte I, componente de investigação bibliográfica do presente relatório, aborda-se a Inteligência emocional no ser humano, centrando-se na sua validade e importância para o Homem, enquanto “ser individual” e “ser social”. Na parte II, apresenta-se a análise dos currículos disciplinares das disciplinas onde incidiu a prática de ensino supervisionada: Educação Visual, 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico e, Desenho A, 11º ano do Curso Científico- Humanístico de Artes Visuais. Apresenta-se um breve resumo dos programas curriculares em vigor, em paralelo com a apresentação dos planos anuais desenvolvidos pela escola sobre as disciplinas mencionadas. Por último, faz-se uma sucinta análise crítica sobre os programas curriculares. Na parte III, relata-se uma visão particular sobre a caracterização da Escola Secundária Campos Melo, focada sobretudo na sua envolvência com o mundo das Artes, em geral, e das Artes Visuais, em particular. Faz-se uma descrição sobre o grupo de Artes, os seus recursos humanos, infraestruturas e recursos técnico/tecnológicos. Caracteriza-se o grupo de estágio e as turmas diretamente envolvidas na prática de ensino supervisionada. Por ultimo, descreve-se, ilustra-se e reflete-se sobre um amplo conjunto de atividades curriculares e extracurriculares, realizadas e experienciadas nas turmas envolvidas na prática de ensino supervisionada, ao longo de todo o ano letivo. Em apêndice (anexos e apêndices encontram-se, todos, em CD na contracapa deste relatório) apresentar-se-ão as respetivas Planificações, Fichas de Trabalho, Recursos Didáticos, Registos de Avaliação e Registos Fotográficos do decurso das aulas e dos trabalhos realizados e das atividades extracurriculares. |
id |
RCAP_de6aef441cc69d7de23edf4a6c39510f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocionalArtes visuais - Ensino - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoEducação visualEducação visual - Inteligência emocionalEste relatório foi elaborado no contexto do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, focando-se na prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Campos Melo. Esta prática decorreu sob a orientação pedagógica do Mestre José Manuel Pereira. Foram acompanhados os percursos letivos completos de duas turmas de 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Visual, e de uma turma de 11º ano do Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. O presente relatório encontra-se estruturado em três partes: Na parte I, componente de investigação bibliográfica do presente relatório, aborda-se a Inteligência emocional no ser humano, centrando-se na sua validade e importância para o Homem, enquanto “ser individual” e “ser social”. Na parte II, apresenta-se a análise dos currículos disciplinares das disciplinas onde incidiu a prática de ensino supervisionada: Educação Visual, 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico e, Desenho A, 11º ano do Curso Científico- Humanístico de Artes Visuais. Apresenta-se um breve resumo dos programas curriculares em vigor, em paralelo com a apresentação dos planos anuais desenvolvidos pela escola sobre as disciplinas mencionadas. Por último, faz-se uma sucinta análise crítica sobre os programas curriculares. Na parte III, relata-se uma visão particular sobre a caracterização da Escola Secundária Campos Melo, focada sobretudo na sua envolvência com o mundo das Artes, em geral, e das Artes Visuais, em particular. Faz-se uma descrição sobre o grupo de Artes, os seus recursos humanos, infraestruturas e recursos técnico/tecnológicos. Caracteriza-se o grupo de estágio e as turmas diretamente envolvidas na prática de ensino supervisionada. Por ultimo, descreve-se, ilustra-se e reflete-se sobre um amplo conjunto de atividades curriculares e extracurriculares, realizadas e experienciadas nas turmas envolvidas na prática de ensino supervisionada, ao longo de todo o ano letivo. Em apêndice (anexos e apêndices encontram-se, todos, em CD na contracapa deste relatório) apresentar-se-ão as respetivas Planificações, Fichas de Trabalho, Recursos Didáticos, Registos de Avaliação e Registos Fotográficos do decurso das aulas e dos trabalhos realizados e das atividades extracurriculares.Universidade da Beira InterioruBibliorumNunes, Maria Cristina Duarte Gomes Patrício Mesquita2014-02-04T12:07:41Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.354203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
title |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional Nunes, Maria Cristina Duarte Gomes Patrício Mesquita Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação visual - Inteligência emocional |
title_short |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
title_full |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada : Educação Visual, 9º ano [e] Desenho A, 11º : inteligência emocional |
author |
Nunes, Maria Cristina Duarte Gomes Patrício Mesquita |
author_facet |
Nunes, Maria Cristina Duarte Gomes Patrício Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Cristina Duarte Gomes Patrício Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação visual - Inteligência emocional |
topic |
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação visual - Inteligência emocional |
description |
Este relatório foi elaborado no contexto do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, focando-se na prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Campos Melo. Esta prática decorreu sob a orientação pedagógica do Mestre José Manuel Pereira. Foram acompanhados os percursos letivos completos de duas turmas de 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Visual, e de uma turma de 11º ano do Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. O presente relatório encontra-se estruturado em três partes: Na parte I, componente de investigação bibliográfica do presente relatório, aborda-se a Inteligência emocional no ser humano, centrando-se na sua validade e importância para o Homem, enquanto “ser individual” e “ser social”. Na parte II, apresenta-se a análise dos currículos disciplinares das disciplinas onde incidiu a prática de ensino supervisionada: Educação Visual, 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico e, Desenho A, 11º ano do Curso Científico- Humanístico de Artes Visuais. Apresenta-se um breve resumo dos programas curriculares em vigor, em paralelo com a apresentação dos planos anuais desenvolvidos pela escola sobre as disciplinas mencionadas. Por último, faz-se uma sucinta análise crítica sobre os programas curriculares. Na parte III, relata-se uma visão particular sobre a caracterização da Escola Secundária Campos Melo, focada sobretudo na sua envolvência com o mundo das Artes, em geral, e das Artes Visuais, em particular. Faz-se uma descrição sobre o grupo de Artes, os seus recursos humanos, infraestruturas e recursos técnico/tecnológicos. Caracteriza-se o grupo de estágio e as turmas diretamente envolvidas na prática de ensino supervisionada. Por ultimo, descreve-se, ilustra-se e reflete-se sobre um amplo conjunto de atividades curriculares e extracurriculares, realizadas e experienciadas nas turmas envolvidas na prática de ensino supervisionada, ao longo de todo o ano letivo. Em apêndice (anexos e apêndices encontram-se, todos, em CD na contracapa deste relatório) apresentar-se-ão as respetivas Planificações, Fichas de Trabalho, Recursos Didáticos, Registos de Avaliação e Registos Fotográficos do decurso das aulas e dos trabalhos realizados e das atividades extracurriculares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-02-04T12:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1589 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333147406336 |