«Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Isabel Paiva dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4105
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_de6f4907bc204414cbaba48b50feff9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolarCriançaHistóriasLiteratura infantilGéneros literáriosFantasiaChildrenStoriesChildren’s literatureLiterary genresFantasyRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no seguimento da minha Prática Profissional Supervisionada em contexto educativo, nas valências de Creche e de Jardim-de-Infância. Intitulando-se «Era uma vez…», o contributo das histórias para a Educação Pré-Escolar, proponho-me incidir sobre a importância das histórias neste contexto, sendo que o objetivo é explicitar não só a importância de ler, contar e recontar histórias como também a importância da dinamização das mesmas. A diversidade de recursos e técnicas proporcionam atividades lúdicas e educativas, alargando as representações das crianças, através das várias formas de exploração das histórias, o que proporciona um ambiente securizante e dinâmico. Tendo sempre em conta o desenvolvimento holístico das crianças, e portanto, faixa etária em que se encontra, correlacionam-se intencionalidades com a versatilidade que as histórias/livros podem assumir. Para além disso, as histórias e os livros constituem-se como veículos da criatividade, de valores, de conhecimentos, tendo o seu lugar ao nível das diversas áreas do conhecimento. Expressando-se através de uma abordagem qualitativa, em que são reconhecidas às crianças qualidades, competências e capacidades na construção do seu crescimento, incorpora-se também uma abordagem multidisciplinar, focalizada para o saber-estar, para a expressão e comunicação, e para o conhecimento do mundo.ABSTRACT This report comes from my Supervised Professional Practice in educational context, in the areas of Childcare and Kindergarten . Named «Once upon a time ... », the contribution of stories for Preschool Education, I propose to focus on the importance of the stories in this context, and the goal is to explain not only the importance of reading, telling and retelling stories as well as the importance of their improvement. The diversity of resources and techniques provide recreational and educational activities, extending the representations of children, through different forms of exploration of the stories, which provides a reassuring and dynamic environment. Bearing in mind the holistic development of children, and therefore, the age group they are in, correlate intentions with the versatility that the stories / books can take. In addition, the stories and the books are formed as vehicles of creativity, values, knowledge, and its place across the different areas of knowledge. Expressing itself through a qualitative approach, in which they are recognized to children qualities, skills and abilities in building its growth, it incorporates also a multidisciplinary approach, focused for the civic education, for the expression and communication, and the knowledge of the world.Silva, Mary KatherineRCIPLSantos, Sara Isabel Paiva dos2015-01-06T11:23:36Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4105TID:201349795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:35.929078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
title «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
spellingShingle «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
Santos, Sara Isabel Paiva dos
Criança
Histórias
Literatura infantil
Géneros literários
Fantasia
Children
Stories
Children’s literature
Literary genres
Fantasy
title_short «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
title_full «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
title_fullStr «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
title_full_unstemmed «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
title_sort «Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar
author Santos, Sara Isabel Paiva dos
author_facet Santos, Sara Isabel Paiva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Isabel Paiva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Histórias
Literatura infantil
Géneros literários
Fantasia
Children
Stories
Children’s literature
Literary genres
Fantasy
topic Criança
Histórias
Literatura infantil
Géneros literários
Fantasia
Children
Stories
Children’s literature
Literary genres
Fantasy
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-06T11:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4105
TID:201349795
url http://hdl.handle.net/10400.21/4105
identifier_str_mv TID:201349795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393088151552