Escuela de surf en Santa María de Oia, Galicia: investigación en el ámbito de la disertación de proyecto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barge Urcera , Fernando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11328/5163
Resumo: O surf é um desporto aquático onde o número de utilizadores que o praticam tem aumentado significativamente nas últimas décadas. Existem várias razões que levaram a esta expansão: impulso mediático relacionado com publicidade, melhoria e redução dos materiais destinados à sua prática... chegando ao ponto de reconhecimento do desporto olímpico dos Jogos Olímpicos Tóquio2020. Um grande número de praticantes desta modalidade congregam-se ao longo da costa de Oia, Galiza, Espanha, para desfrutar da qualidade dos pontos que esta região oferece e fugir de praias já lotadas como Patos, Nigrán, Espanha. Com o problema que existe, nesta região, não há espaço dedicado ao ensino do desporto. Isto significa que muitos dos atletas realizam sessões de surf sem a supervisão de um monitor especializado, sem conhecimento prévio básico para a realização da modalidade em segurança, tendo que trocar de roupa ao ar livre ou no carro e uma série de situações indesejáveis para a correta prática da atividade. Para oferecer uma solução para o problema em questão, este trabalho organiza-se em torno de dois objetivos: primeiro, definir as características espaciais e programáticas necessárias para um ensino correto da modalidade, analisando quais são as rotinas de treino que um surfista deve seguir; para responder mais tarde ao segundo objetivo e aplicá-lo num projeto arquitetónico que contribua para uma reflexão futura sobre a conceção de outros espaços para o ensino deste desporto aquático. Para a abordagem do trabalho, é realizado um estudo de casos comparativos, porque a análise de diferentes estudos de caso permite ter uma visão expandida ou poliédral das diferentes realidades a estudar. Tanto a técnica de entrevista como a análise documental são usadas. Para as entrevistas foram realizadas 12 entrevistas com informadores diretos e, com a análise documental, são analisados uma série de estudos de caso, bem como uma revisão da literatura existente. É indicado, no capítulo final, que são os espaços precisos para realizar uma formação completa das diferentes categorias de utentes presentes numa escola de surf. E onde se mostra que esta modalidade desportiva, para além da sua prática no meio marinho, precisa de ser acompanhada por uma série de atividades preparatórias complementares para a sua realização ideal, como: aquecimento/alongamento, relacionado com a prancha, salas de aula teóricas, exercícios para desenvolver resistência física e simulação de manobras. Da mesma forma que, para além de exigirem todas estas ações de um espaço específico para a sua realização, necessitam de certas características arquitetónicas que lhes conferem especificidade, como que os espaços destinados a atividades físicas apresentam um tipo de pavimento sintético, que existe uma relação visual e física com o exterior (facilitando assim a sua ventilação e melhorando a qualidade para a experiência do espaço), que as salas de aula de instrução teórica apresentam certos tipos de mobiliário, tais como cadeiras, mesas e telas, ou os materiais recomendados para o espaço dedicado à simulação de manobras. E, finalmente, projeta-se um projeto arquitetónico (equipamento desportivo) no qual, procura responder às reais exigências dos atletas que praticam esta modalidade desportiva aquática, está estabelecido que uma série de espaços específicos são necessários para uma instrução completa do aluno, como: espaço de ginásio (para realizar a secção física/prática), espaço em sala de aula (para realizar a secção de análise teórica/vídeo) e uma pista de skate (onde serão dados programas de treino relacionados com a simulação de manobras). Da mesma forma que as características espaciais necessárias para esses espaços são tidas em conta.
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Isto significa que muitos dos atletas realizam sessões de surf sem a supervisão de um monitor especializado, sem conhecimento prévio básico para a realização da modalidade em segurança, tendo que trocar de roupa ao ar livre ou no carro e uma série de situações indesejáveis para a correta prática da atividade. Para oferecer uma solução para o problema em questão, este trabalho organiza-se em torno de dois objetivos: primeiro, definir as características espaciais e programáticas necessárias para um ensino correto da modalidade, analisando quais são as rotinas de treino que um surfista deve seguir; para responder mais tarde ao segundo objetivo e aplicá-lo num projeto arquitetónico que contribua para uma reflexão futura sobre a conceção de outros espaços para o ensino deste desporto aquático. Para a abordagem do trabalho, é realizado um estudo de casos comparativos, porque a análise de diferentes estudos de caso permite ter uma visão expandida ou poliédral das diferentes realidades a estudar. Tanto a técnica de entrevista como a análise documental são usadas. Para as entrevistas foram realizadas 12 entrevistas com informadores diretos e, com a análise documental, são analisados uma série de estudos de caso, bem como uma revisão da literatura existente. É indicado, no capítulo final, que são os espaços precisos para realizar uma formação completa das diferentes categorias de utentes presentes numa escola de surf. E onde se mostra que esta modalidade desportiva, para além da sua prática no meio marinho, precisa de ser acompanhada por uma série de atividades preparatórias complementares para a sua realização ideal, como: aquecimento/alongamento, relacionado com a prancha, salas de aula teóricas, exercícios para desenvolver resistência física e simulação de manobras. Da mesma forma que, para além de exigirem todas estas ações de um espaço específico para a sua realização, necessitam de certas características arquitetónicas que lhes conferem especificidade, como que os espaços destinados a atividades físicas apresentam um tipo de pavimento sintético, que existe uma relação visual e física com o exterior (facilitando assim a sua ventilação e melhorando a qualidade para a experiência do espaço), que as salas de aula de instrução teórica apresentam certos tipos de mobiliário, tais como cadeiras, mesas e telas, ou os materiais recomendados para o espaço dedicado à simulação de manobras. E, finalmente, projeta-se um projeto arquitetónico (equipamento desportivo) no qual, procura responder às reais exigências dos atletas que praticam esta modalidade desportiva aquática, está estabelecido que uma série de espaços específicos são necessários para uma instrução completa do aluno, como: espaço de ginásio (para realizar a secção física/prática), espaço em sala de aula (para realizar a secção de análise teórica/vídeo) e uma pista de skate (onde serão dados programas de treino relacionados com a simulação de manobras). Da mesma forma que as características espaciais necessárias para esses espaços são tidas em conta.Resúmen El surf es un deporte acuático donde el número de usuarios que lo practica ha aumentado significativamente en las últimas décadas. Siendo varios los motivos que han propiciado esta expansión: impulso mediático relacionado con la publicidad, mejora y abaratamiento de los materiales destinados a su práctica… llegando al punto de reconocimiento de deporte olímpico a partir de las Olimpiadas de Tokyo 2020. Gran cantidad de practicantes de este deporte se congrega a largo de la costa de Oia, Galicia, España, para disfrutar de la calidad de spots que esta comarca ofrece y alejarse de playas ya masificadas como es la de Patos, Nigrán, España. Con la problemática de que no existe, en esta comarca, ningún espacio dedicado a la enseñanza del deporte. Significando esto que muchos de los deportistas llevan a cabo sesiones de surf sin la supervisión de un monitor especializado, sin unos conocimientos previos básicos para la realización del deporte de manera segura, teniéndose que cambiar de ropa a la intemperie o en el coche y una serie de situaciones poco deseables para la correcta práctica de la actividad. Para ofrecer una solución a la problemática en cuestión, el presente trabajo se organiza en torno a dos objetivos: primero, definir las características espaciales y programáticas necesarias para una correcta enseñanza del deporte, analizándose cuales son las rutinas de entrenamiento que debe seguir un surfista; para posteriormente dar respuesta al segundo objetivo y aplicarlo en un proyecto de arquitectura que contribuya a la reflexión futura acerca del diseño de otros espacios destinados a la enseñanza de este deporte acuático. Para el abordaje del trabajo se realiza un estudio de casos comparativos, debido a que el análisis de diferentes casos de estudio permite tener una visión ampliada o poliédrica de las distintas realidades a estudiar. Se utiliza tanto la técnica de entrevista como de análisis documental. Para las entrevistas se realizaron 12 entrevistas a informantes directos y, con el análisis documental, se analizan una serie de casos de estudio al igual que una revisión de la bibliografía existente. Se señalan, en el capítulo final, cuales son los espacios precisos para llevar a cabo un completo entrenamiento de las distintas categorías de usuario presentes en una escuela de surf. Y donde se demuestra que esta modalidad deportiva, aparte de su práctica en el medio marino, precisa de ser acompañada por una serie de actividades preparatorias complementarias para su optima realización, como son: calentamiento/estiramiento, relacionarse con la tabla, aulas teóricas, ejercicios para desarrollar resistencia física y simulación de maniobras. De la misma manera que, aparte de requerir todas estas acciones de un espacio específico para su realización, precisan de unas determinadas características arquitectónicas que les otorguen especificidad, como que los espacios destinados a actividades físicas presenten un tipo de pavimento sintético, que exista relación visual y física con el exterior (facilitando así su ventilación y mejorando la calidad para con la vivencia del espacio), que las aulas de instrucción teórica presenten cierto tipo de mobiliario, como son sillas, mesas y pantallas, o los materiales recomendados para el espacio dedicado a la simulación de maniobras. Y se proyecta, finalmente, un proyecto de arquitectura (equipamiento deportivo) en el que, se busca dar respuesta a las exigencias reales de los deportistas que practican esta modalidad deportiva acuática, se establece que son necesarios una serie de espacios específicos para una completa instrucción del alumno, como son: espacio de gimnasio (para llevar a cabo el apartado físico/practico), espacio de aula (para llevar a cabo el apartado teórico/video análisis) y una pista de skate (donde se darán programas de entrenamiento relacionados con la simulación de maniobras). De la misma manera que se atiende a las características espaciales requeridas para dichos espacios.Abstract Surfing is a water sport where the number of users who practice it has increased significantly in recent decades. There are several reasons that have led to this expansion: media momentum related to advertising, improvement and cheaper materials intended for its practice... reaching the point of recognition of Olympic sport from the Tokyo 2020 Olympics. A large number of practitioners of this sport congregate along the coast of Oia, Galicia, Spain, to enjoy the quality of spots that this region offers and to get away from already crowded beaches such as Patos, Nigrán, Spain. With the problem that there is no space dedicated to teaching sports in this region. This means that many of the athletes carry out surfing sessions without the supervision of a specialized monitor, without basic prior knowledge to carry out the sport safely, having to change clothes outdoors or in the car and a series of of undesirable situations for the correct practice of the activity. In order to offer a solution to the problem in question, the present work is organized around two objectives: first, to define the spatial and programmatic characteristics necessary for a correct teaching of the sport, analyzing which are the training routines that a surfer must follow; to subsequently respond to the second objective and apply it in an architecture project that contributes to future reflection on the design of other spaces for teaching this water sport. To approach the work, a study of comparative cases is carried out, because the analysis of different case studies allows for an expanded or polyhedral vision of the different realities to be studied. Both the interview technique and documentary analysis are used. For the interviews, 12 interviews were conducted with direct informants and, with the documentary analysis, a series of case studies are analyzed as well as a review of the existing bibliography. In the final chapter, the precise spaces to carry out a complete training of the different user categories present in a surf school are pointed out. And where it is shown that this sports modality, apart from its practice in the marine environment, needs to be accompanied by a series of complementary preparatory activities for its optimal performance, such as: warm-up / stretching, interacting with the table, theoretical classes, exercises to develop physical resistance and simulation of maneuvers. In the same way that, apart from requiring all these actions in a specific space to be carried out, they require certain architectural characteristics that give them specificity, such as spaces intended for physical activities that have a type of synthetic pavement, that there is a visual relationship and physical with the outside (thus facilitating its ventilation and improving the quality for the experience of the space), that the classrooms of theoretical instruction present certain types of furniture, such as chairs, tables and screens, or the recommended materials for the dedicated space to simulate maneuvers. And, finally, an architecture project (sports equipment) is projected in which, seeking to respond to the real demands of athletes who practice this aquatic sports modality, it is established that a series of specific spaces are necessary for a complete instruction of the student, such as: gym space (to carry out the physical/practical section), classroom space (to carry out the theoretical section/video analysis) and a skate park (where training programs related to maneuver simulation). In the same way that the spatial characteristics required for said spaces are attended to.2023-10-26T15:32:46Z2023-10-262022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarge Pereira, F. U. (2022). Escuela de surf en Santa María de Oia, Galicia [Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5163https://hdl.handle.net/11328/5163Barge Pereira, F. U. (2022). Escuela de surf en Santa María de Oia, Galicia [Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5163https://hdl.handle.net/11328/5163TID:203145593spahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBarge Urcera , Fernandoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-14T07:13:50Zoai:repositorio.upt.pt:11328/5163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:23.871690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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