Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Catarina Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63432
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
id RCAP_de7d361b596836c29a09142d405aec9e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoçõesThe challenges of mediation in a school where emotions reignCompetências pessoaisEmocionais e pessoaisDesenvolvimento pessoal e socialEscolaMediação socioeducativaPersonal and social developmentPersonalEmotional and personal skillsSchoolSocio-educational mediationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)O presente trabalho insere-se na última etapa do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização Mediação Educacional da Universidade do Minho. O projeto baseia-se numa investigação-ação e está alicerçado numa diversidade de instrumentos e técnicas de investigação qualitativa a partir de uma análise de necessidades. O presente projeto intitula-se como “Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções” e tem como a finalidade contribuir para a construção de uma cultura de convivência pacífica dentro e fora do contexto escolar. Com base na análise do disgnóstico de necessidades concebeu-se um plano de ação fracionado em três ações, nomeadamente a criação de um gabinete de mediação, a implementação de programa Ser + e a conceção de uma oficina de alunos mediadores escolares. O objetivo principal do gabinete de mediação foi gerenciar e resolver os conflitos que surgem em um contexto escolar, envolvendo qualquer ator educativo - alunos, professores, assistentes operacionais e pais. No que diz respeito ao programa SER +, destinou-se a três grupos do 2º ciclo, mais precisamente no 6º ano, e visou desenvolver competências socioemocionais fundamentais no bom relacionamento interpessoal. Em relação à Oficina dos Mediadores, pretendeu capacitar os alunos participantes, através de uma formação, de gestão e resolução de conflitos entre pares. Em suma, e realizando uma apreciação final, o seguinte projeto alcançou resultados muito positivos: desenvolvemos e treinamos competências socioemocionais com 64 alunos do 6º ano, capacitamos 15 alunos com ferramentas e técnicas de resolução de conflitos para intervirem no contexto escolar e ajudamos a resolver 11 casos de conflitos escolares. Dos resultados emergem implicações para a mediação educacional em contexto escolar que discutiremos no final deste relatório.The present work is part of the last stage of the 2nd year of the Master's degree in Education, area of specialization in Educational Mediation at the University of Minho. The project is based on action research and on a diversity of qualitative research methods and techniques from a needs’ analysis. This, the present project is titled "The Challenges of mediation in a school where emotions reign" and has as its purpose to contribute to the construction of a culture of peaceful coexistence within and outside the school context. Based on the analysis of the needs, a three-action action plan was conceived, namely the creation of a mediation office, the implementation of a program called "Ser+" and the design of a workshop/club of student mediators School. The main objective of the mediation office was to manage and resolve conflicts that arise in a school context, involving any educational actor - students, teachers, operational assistants and parents. With regard to the SER + program, it was aimed at three groups of the 2nd cycle, more precisely in the 6th year, and aimed to develop fundamental socio-emotional skills in good interpersonal relationships. Regarding the Mediators' Workshop, it intended to train the participating students, through training, management and resolution of conflicts amongst peers. In short, and performing a final appreciation, the following project achieved very positive results: we developed and trained socio-emotional skills with 64 6th graders, we trained 15 students with conflict resolution tools and techniques to intervene in the school context and help to solve 11 cases of school conflicts. From the results implications emerged for educational mediation in the school context that we will discuss at the end of this report.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoCosta, Diana Catarina Abreu20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63432por202367290info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:00.328977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
The challenges of mediation in a school where emotions reign
title Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
spellingShingle Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
Costa, Diana Catarina Abreu
Competências pessoais
Emocionais e pessoais
Desenvolvimento pessoal e social
Escola
Mediação socioeducativa
Personal and social development
Personal
Emotional and personal skills
School
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
title_full Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
title_fullStr Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
title_full_unstemmed Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
title_sort Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções
author Costa, Diana Catarina Abreu
author_facet Costa, Diana Catarina Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diana Catarina Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Competências pessoais
Emocionais e pessoais
Desenvolvimento pessoal e social
Escola
Mediação socioeducativa
Personal and social development
Personal
Emotional and personal skills
School
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências pessoais
Emocionais e pessoais
Desenvolvimento pessoal e social
Escola
Mediação socioeducativa
Personal and social development
Personal
Emotional and personal skills
School
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63432
url http://hdl.handle.net/1822/63432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202367290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132240831053824