Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, João Bezerra da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3214
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
id RCAP_de8f195c800f4e0c33c2e8261cd60940
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasíliaengajamentofeedbackgamificaçãoinstituição educativaprojetoseducational institutionengagementfeedbackgamificationprojectsMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalEste estudo fez uma demonstração do quão importante são os jogos no cotidiano e o potencial da utilização de suas mecânicas nas mais diversas formas possíveis, incluindo a sua mesclagem com a gestão de projetos. Ainda hoje se ouve que os jogos não são levados a sério, entretanto, diversas investigações identificam o contrário. A gamificação é um agente transformador, tem a capacidade de mudar as perspectivas das pessoas, a gamificação engaja, une, integra, envolve e dá feedback. Se esse potencial existe, porque não utilizá-lo para aplicação no ambiente de trabalho? Por meio do estudo focado na gamificação, este trabalho de projeto fez uma análise do cenário no qual esta instituição educativa se encontra. Foi verificado o entendimento de colaboradores e gestores (cada um sob seu ponto de vista) acerca da gestão de projetos, do uso do feedback e de aspectos relacionados ao engajamento. Com base nos resultados é proposto um projeto de intervenção que poderá abrir novos horizontes acerca da mudança de paradigmas, a fim de ampliar os horizontes sob uma renovação da forma de trabalho, foco em capacitação, bem como, a possibilidade da implementação de uma ferramenta que pode contribuir para esta instituição educativa oferecer maior qualidade dos serviços prestados à sociedade.This study demonstrated how important games are in everyday life and the potential of using their mechanics in the most diverse possible ways, including their merging with project management. Even today it is heard that the games are not taken seriously, however, several investigations identify the opposite. Gamification is a transformative agent, it has the ability to change people's perspectives, gamification engages, unites, integrates, involves and gives feedback. If this potential exists, why not use it for application in the workplace? Through the study focused on gamification, this project work made an analysis of the scenario in which this educational institution finds itself. The understanding of employees and managers (each from their point of view) about project management, the use of feedback and aspects related to engagement was verified. Based on the results, an intervention project is proposed that can open new horizons about changing paradigms, in order to broaden horizons under a renewal of the way of working, focusing on training, as well as the possibility of implementing a tool that it can contribute to this educational institution to offer higher quality of services provided to society.Branco, NeusaMadeira, Maria CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJúnior, João Bezerra da Silva2021-01-07T11:57:49Z2020-10-282020-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3214TID:202552047por202552047info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:03.952056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
title Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
spellingShingle Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
Júnior, João Bezerra da Silva
engajamento
feedback
gamificação
instituição educativa
projetos
educational institution
engagement
feedback
gamification
projects
title_short Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
title_full Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
title_fullStr Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
title_full_unstemmed Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
title_sort Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
author Júnior, João Bezerra da Silva
author_facet Júnior, João Bezerra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Madeira, Maria Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, João Bezerra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv engajamento
feedback
gamificação
instituição educativa
projetos
educational institution
engagement
feedback
gamification
projects
topic engajamento
feedback
gamificação
instituição educativa
projetos
educational institution
engagement
feedback
gamification
projects
description Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
2020-10-28T00:00:00Z
2021-01-07T11:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3214
TID:202552047
url http://hdl.handle.net/10400.15/3214
identifier_str_mv TID:202552047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202552047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040195911680