Feedback e gamificação em educação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10657 |
Resumo: | A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo. |
id |
RCAP_c145617bb96978e917aceff8e17e4e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10657 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Feedback e gamificação em educação onlineFeedback and gamification in online educationGamificaçãoEducação onlineFeedbackGamificationOnline educationA gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.Gamification has been acquiring importance in several areas, namely in Education. This article intends to make known how feedback was used in the case of a gamified system in Online Education and what the students’ perspectives are about the various types of feedback used. The study focused on two half-year curricular units, both subject to a gamified design with several game elements were used as a form of feedback on activities and at different moments: points, badges, performance tables and leaderboards. Collecting data were carried out through observation, questionnaire, and interviews. The results point to the importance of the various types of feedback, and their continued distribution over time.Repositório AbertoGomes, CláudiaPereira, Alda2021-04-19T08:35:25Z2021-02-032021-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10657porGomes, C., Pereira, A. (2021). Feedback e Gamificação em Educação Online. EaD em Foco, v. 11, n. 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.12272177-831010.18264/eadf.v11i1.1227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:35:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:10.517819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback e gamificação em educação online Feedback and gamification in online education |
title |
Feedback e gamificação em educação online |
spellingShingle |
Feedback e gamificação em educação online Gomes, Cláudia Gamificação Educação online Feedback Gamification Online education |
title_short |
Feedback e gamificação em educação online |
title_full |
Feedback e gamificação em educação online |
title_fullStr |
Feedback e gamificação em educação online |
title_full_unstemmed |
Feedback e gamificação em educação online |
title_sort |
Feedback e gamificação em educação online |
author |
Gomes, Cláudia |
author_facet |
Gomes, Cláudia Pereira, Alda |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Alda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cláudia Pereira, Alda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Educação online Feedback Gamification Online education |
topic |
Gamificação Educação online Feedback Gamification Online education |
description |
A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19T08:35:25Z 2021-02-03 2021-02-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10657 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, C., Pereira, A. (2021). Feedback e Gamificação em Educação Online. EaD em Foco, v. 11, n. 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227 2177-8310 10.18264/eadf.v11i1.1227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135089225891840 |