Feedback e gamificação em educação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Alda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10657
Resumo: A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.
id RCAP_c145617bb96978e917aceff8e17e4e82
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback e gamificação em educação onlineFeedback and gamification in online educationGamificaçãoEducação onlineFeedbackGamificationOnline educationA gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.Gamification has been acquiring importance in several areas, namely in Education. This article intends to make known how feedback was used in the case of a gamified system in Online Education and what the students’ perspectives are about the various types of feedback used. The study focused on two half-year curricular units, both subject to a gamified design with several game elements were used as a form of feedback on activities and at different moments: points, badges, performance tables and leaderboards. Collecting data were carried out through observation, questionnaire, and interviews. The results point to the importance of the various types of feedback, and their continued distribution over time.Repositório AbertoGomes, CláudiaPereira, Alda2021-04-19T08:35:25Z2021-02-032021-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10657porGomes, C., Pereira, A. (2021). Feedback e Gamificação em Educação Online. EaD em Foco, v. 11, n. 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.12272177-831010.18264/eadf.v11i1.1227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:35:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:10.517819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback e gamificação em educação online
Feedback and gamification in online education
title Feedback e gamificação em educação online
spellingShingle Feedback e gamificação em educação online
Gomes, Cláudia
Gamificação
Educação online
Feedback
Gamification
Online education
title_short Feedback e gamificação em educação online
title_full Feedback e gamificação em educação online
title_fullStr Feedback e gamificação em educação online
title_full_unstemmed Feedback e gamificação em educação online
title_sort Feedback e gamificação em educação online
author Gomes, Cláudia
author_facet Gomes, Cláudia
Pereira, Alda
author_role author
author2 Pereira, Alda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cláudia
Pereira, Alda
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Educação online
Feedback
Gamification
Online education
topic Gamificação
Educação online
Feedback
Gamification
Online education
description A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19T08:35:25Z
2021-02-03
2021-02-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10657
url http://hdl.handle.net/10400.2/10657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, C., Pereira, A. (2021). Feedback e Gamificação em Educação Online. EaD em Foco, v. 11, n. 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227
2177-8310
10.18264/eadf.v11i1.1227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135089225891840