Um retrato do perfil profissional dos educadores de adultos na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt-Lauff, Sabine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2089
Resumo: As reflexões que ocorrem na Europa sobre a questão da aprendizagem ao longo da vida não estão unicamente ligadas aos desenvolvimentos globais, económicos, políticos, sociais e associativos, mas também a factores institucionais e de recursos humanos. O objectivo do texto que se segue é o de tentar definir e descrever os recursos humanos envolvidos na educação de adultos, tendo por base o discurso tradicional alemão no que diz respeito ã profissionalização e ao profissionalismo. Esta tradição configura os desenvolvimentos dos últimos cento e cinquenta anos e revela importantes correlações relativamente à legislação e aos textos legais. Em contraste com os mecanismos que regulam o mercado, que são cada vez mais evidentes nos sistemas de educação de adultos na Europa, a tradição da educação de adultos na Alemanha tem uma herança essencialmente social-democrata e liberal.
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