Aplicação de uma bateria de exercícios de flexibilidade nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6461 |
Resumo: | O estágio pedagógico é essencial na formação e desenvolvimento do professor. O presente documento surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem como objetivo descrever, fundamentar e refletir sobre todas as vivências que decorreram ao longo do Estágio que teve lugar na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real, no ano letivo 2014/2015. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos. No primeiro capítulo serão abordadas todas as componentes pedagógicas, passando pela contextualização da prática, onde estão contempladas as tarefas de estágio de ensino- aprendizagem, que compreende as unidades didáticas, os planos e balanços de aula e a prática de ensino supervisionada e por último as tarefas de estágio de relação escola-meio, que comporta o estudo de turma realizado no início do ano letivo e as atividades desenvolvidas na escola. Com vista a enriquecer todo este processo de ensino-aprendizagem, o segundo capítulo expõe o aprofundamento de um tema que tem como finalidade verificar se existem alterações nos níveis de flexibilidade em alunos do 9º ano de escolaridade após um período de intervenção de 10 semanas, através de dois estímulos semanais de 10 minutos durante as aulas de educação física. Participaram no estudo 44 alunos, que foram divididos em Grupo Experimental e Grupo de Controlo. O Grupo Experimental foi submetido a uma bateria de exercícios aplicada nas aulas de educação física. O Grupo de Controlo participou nas aulas de educação física normalmente, porém não foi submetido ao programa de intervenção. A flexibilidade foi avaliada através do teste “sentar-alcançar” no início e no término do programa em ambos os grupos. Os resultados indicaram que o Grupo Experimental aumentou significativamente o desempenho no teste “sentar-alcançar” após o programa de intervenção, enquanto que no Grupo de Controlo não foram verificadas diferenças significativas. Relativamente ao género, verificou-se no presente estudo que em ambos os grupos os desempenhos das raparigas foram superiores aos dos rapazes, sendo que estes resultados foram estatisticamente significativos em ambos os grupos nos dois momentos de avaliação. Face aos resultados significativos, pode-se concluir que a bateria de exercícios aplicada duas vezes por semana nas aulas de educação física, foi suficiente para alterar os níveis iniciais de flexibilidade dos alunos. |
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No primeiro capítulo serão abordadas todas as componentes pedagógicas, passando pela contextualização da prática, onde estão contempladas as tarefas de estágio de ensino- aprendizagem, que compreende as unidades didáticas, os planos e balanços de aula e a prática de ensino supervisionada e por último as tarefas de estágio de relação escola-meio, que comporta o estudo de turma realizado no início do ano letivo e as atividades desenvolvidas na escola. Com vista a enriquecer todo este processo de ensino-aprendizagem, o segundo capítulo expõe o aprofundamento de um tema que tem como finalidade verificar se existem alterações nos níveis de flexibilidade em alunos do 9º ano de escolaridade após um período de intervenção de 10 semanas, através de dois estímulos semanais de 10 minutos durante as aulas de educação física. Participaram no estudo 44 alunos, que foram divididos em Grupo Experimental e Grupo de Controlo. O Grupo Experimental foi submetido a uma bateria de exercícios aplicada nas aulas de educação física. O Grupo de Controlo participou nas aulas de educação física normalmente, porém não foi submetido ao programa de intervenção. A flexibilidade foi avaliada através do teste “sentar-alcançar” no início e no término do programa em ambos os grupos. Os resultados indicaram que o Grupo Experimental aumentou significativamente o desempenho no teste “sentar-alcançar” após o programa de intervenção, enquanto que no Grupo de Controlo não foram verificadas diferenças significativas. Relativamente ao género, verificou-se no presente estudo que em ambos os grupos os desempenhos das raparigas foram superiores aos dos rapazes, sendo que estes resultados foram estatisticamente significativos em ambos os grupos nos dois momentos de avaliação. Face aos resultados significativos, pode-se concluir que a bateria de exercícios aplicada duas vezes por semana nas aulas de educação física, foi suficiente para alterar os níveis iniciais de flexibilidade dos alunos.The Teaching Practice is essential in the formation and development of the teacher. This document comes as part of the completion of the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the “Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro” and aims to describe, justify and reflect on all the experiences that took place during the Teaching Practice which took place at the “Escola S / 3 S. Pedro - Vila Real”, in the academic year 2014/2015. This report is structured into two main chapters. In the first chapter all educational components will be addressed, having in mind the context of practice, which include the teaching-learning stage tasks, comprising the teaching units, lesson plans and balance sheets and supervised teaching practice and finally the stage tasks of school-environment, which consists of the study of a class of students which took place at the beginning of the school year and activities carried out in the school. In order to enrich the whole process of teaching and learning, the second chapter discloses the deepening of a theme that aims to check for changes in levels of flexibility of students of the 9th grade after a 10-week intervention period resorting to two weekly stimuli which last 10 minutes during physical education classes. 44 students participated in the study, which were divided into Experimental Group and Control Group. The Experimental Group was submitted to a battery of exercises applied in physical education classes. The Control Group participated normally in physical education classes, not being submitted to the intervention program. The flexibility was evaluated by the "sit and reach" test at the beginning and end of the program in both groups. The results indicated that the Experimental Group increased their performance significantly throughout the "sit and reach" test after the intervention program, while in the Control Group no significant differences were observed. With regard to gender, this study confirms that in both groups the performances of the girls were superior to those of the boys, and these results were statistically significant in both groups in both time points of evaluation. Given the significant results, it can be concluded that the battery of exercises applied twice a week in physical education classes, was enough to change the initial levels of flexibility of the students.2016-09-23T10:07:55Z2016-09-23T00:00:00Z2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6461porCouto, Liliana Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:23.980049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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