Influencia das aulas de educação física no desenvolvimento da flexibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Hugo Daniel Peixoto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6847
Resumo: O Estágio Pedagógico é um passo importante e marcante no processo de formação, porque é a passagem do estatuto de aluno para professor, permitindo que nos possamos tornar profissionais neste âmbito e, assim, podermos continuar a aprender e a evoluir. Este Estágio promove várias tarefas que vão proporcionar uma organização e estruturação contínuas, referente ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo nos estagiários uma necessidade de consciencialização de que é necessário uma constante adequação na adaptação aos alunos para que se possa intervir de forma individualizada para com os mesmos. A Escola, mais que nunca, deve constituir-se como um contexto privilegiado de intervenção na Saúde Pública, de forma a prevenir a cada vez maior taxa de sedentarismo dos jovens portugueses. Níveis moderados e elevados de Aptidão Física (AF) representam uma mais-valia inquestionável na qualidade de vida das crianças e jovens. O presente estudo pretende assim "radiografar" qual é a influência que as aulas de Educação Física terão no desenvolvimento da capacidade motora Flexibilidade. A amostra foi composta por 20 alunos do agrupamento de Escolas de Tarouca no ano letivo 2012/2013 com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, dos quais 8 são do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Através da análise dos resultados, verificamos que, na generalidade, houve manutenção ou pioraram neste item entre o pós-teste e o pré- teste. Conclui-se que por si só as aulas de Educação Física não influenciam o desenvolvimento da flexibilidade e que qualquer melhoria pode ter a ver com fatores motivacionais e prática de outras atividades fora do contexto escolar.
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