Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, João José de Sousa
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgB
Resumo: A partir da problemática da orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem do Curso de Bacharelato em Enfermagem, fizemos um estudo transversal exploratório e descritivo na perspectiva dos orientadores (docentes e enfermeiros), com o objectivo de identificar meios ou formas de melhorar a orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem. Aplicámos um questionário seguido de entrevista numa Escola Superior de Enfermagem e num Hospital que não possuíam protocolos de colaboração, sendo constituída a amostra por 39 docentes de enfermagem e 39 enfermeiros. Para o tratamento dos dados utilizámos a análise qualitativa e quantitativa. No final apresentamos um conjunto de oito sugestões/propostas resultantes da análise dos dados obtidos, como contributo para melhorar a orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem. Nestas sugestões/propostas incluem-se aspectos como o maior diálogo e colaboração, a apresentação de um modelo para a orientação de alunos, as atribuições para o papel do docente e do enfermeiros, a forma de selecção de enfermeiros, a (in)formação a realizar aos enfermeiros, a realização acordos e protocolos institucionais, alteração da lei vigente, e a compensação a atribuir aos enfermeiros.
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