Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgB |
Resumo: | A partir da problemática da orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem do Curso de Bacharelato em Enfermagem, fizemos um estudo transversal exploratório e descritivo na perspectiva dos orientadores (docentes e enfermeiros), com o objectivo de identificar meios ou formas de melhorar a orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem. Aplicámos um questionário seguido de entrevista numa Escola Superior de Enfermagem e num Hospital que não possuíam protocolos de colaboração, sendo constituída a amostra por 39 docentes de enfermagem e 39 enfermeiros. Para o tratamento dos dados utilizámos a análise qualitativa e quantitativa. No final apresentamos um conjunto de oito sugestões/propostas resultantes da análise dos dados obtidos, como contributo para melhorar a orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem. Nestas sugestões/propostas incluem-se aspectos como o maior diálogo e colaboração, a apresentação de um modelo para a orientação de alunos, as atribuições para o papel do docente e do enfermeiros, a forma de selecção de enfermeiros, a (in)formação a realizar aos enfermeiros, a realização acordos e protocolos institucionais, alteração da lei vigente, e a compensação a atribuir aos enfermeiros. |
id |
RCAP_dea65b7ce8fdce51307e77a9afdc1db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:5183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuaçãoEnsino clínicoenfermagemorientaçãoproblemáticasperspectivasA partir da problemática da orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem do Curso de Bacharelato em Enfermagem, fizemos um estudo transversal exploratório e descritivo na perspectiva dos orientadores (docentes e enfermeiros), com o objectivo de identificar meios ou formas de melhorar a orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem. Aplicámos um questionário seguido de entrevista numa Escola Superior de Enfermagem e num Hospital que não possuíam protocolos de colaboração, sendo constituída a amostra por 39 docentes de enfermagem e 39 enfermeiros. Para o tratamento dos dados utilizámos a análise qualitativa e quantitativa. No final apresentamos um conjunto de oito sugestões/propostas resultantes da análise dos dados obtidos, como contributo para melhorar a orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem. Nestas sugestões/propostas incluem-se aspectos como o maior diálogo e colaboração, a apresentação de um modelo para a orientação de alunos, as atribuições para o papel do docente e do enfermeiros, a forma de selecção de enfermeiros, a (in)formação a realizar aos enfermeiros, a realização acordos e protocolos institucionais, alteração da lei vigente, e a compensação a atribuir aos enfermeiros.Universidade Portucalense1996-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgBporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgBFranco, João José de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-05-23T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:41.742134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
title |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
spellingShingle |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação Franco, João José de Sousa Ensino clínico enfermagem orientação problemáticas perspectivas |
title_short |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
title_full |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
title_fullStr |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
title_full_unstemmed |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
title_sort |
Orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem: problemáticas específicas e perspectivas de actuação |
author |
Franco, João José de Sousa |
author_facet |
Franco, João José de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, João José de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino clínico enfermagem orientação problemáticas perspectivas |
topic |
Ensino clínico enfermagem orientação problemáticas perspectivas |
description |
A partir da problemática da orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem do Curso de Bacharelato em Enfermagem, fizemos um estudo transversal exploratório e descritivo na perspectiva dos orientadores (docentes e enfermeiros), com o objectivo de identificar meios ou formas de melhorar a orientação de alunos no ensino clínico de enfermagem. Aplicámos um questionário seguido de entrevista numa Escola Superior de Enfermagem e num Hospital que não possuíam protocolos de colaboração, sendo constituída a amostra por 39 docentes de enfermagem e 39 enfermeiros. Para o tratamento dos dados utilizámos a análise qualitativa e quantitativa. No final apresentamos um conjunto de oito sugestões/propostas resultantes da análise dos dados obtidos, como contributo para melhorar a orientação de alunos em ensino clínico de enfermagem. Nestas sugestões/propostas incluem-se aspectos como o maior diálogo e colaboração, a apresentação de um modelo para a orientação de alunos, as atribuições para o papel do docente e do enfermeiros, a forma de selecção de enfermeiros, a (in)formação a realizar aos enfermeiros, a realização acordos e protocolos institucionais, alteração da lei vigente, e a compensação a atribuir aos enfermeiros. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgB |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=3vV8PfgB |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137217688371200 |