Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Isabel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tellería, Ana Serrano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/655
Resumo: A dicotomia cidade-urbanismo versus casa-lar, a organização dos espaços público e privado e a produção de conteúdos como construção e definição do espaço individual são a ignição da análise imagética e influenciam a configuração do espaço físico. Este artigo reparte-se entre uma reflexão teórica – envolvendo o Homem, o espaço físico e a utilização de smartphones – e uma exegese visual de fotografias capturadas por estes dispositivos de comunicação móvel e exibidas voluntariamente por celebridades nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se evidenciar a forma como as celebridades lidam com os conceitos de público e privado, representam o self e expõem as suas dinâmicas diárias, nomeadamente nas redes sociais. Visível é a crescente publicitação do privado a par da privatização do público num contexto de microcosmo tecnológico.
id RCAP_deda89f8c9ea95325403f42937041d80
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociaisspacecelebritiessocial mediainstagramespaçocelebridadesredes sociaisinstagramA dicotomia cidade-urbanismo versus casa-lar, a organização dos espaços público e privado e a produção de conteúdos como construção e definição do espaço individual são a ignição da análise imagética e influenciam a configuração do espaço físico. Este artigo reparte-se entre uma reflexão teórica – envolvendo o Homem, o espaço físico e a utilização de smartphones – e uma exegese visual de fotografias capturadas por estes dispositivos de comunicação móvel e exibidas voluntariamente por celebridades nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se evidenciar a forma como as celebridades lidam com os conceitos de público e privado, representam o self e expõem as suas dinâmicas diárias, nomeadamente nas redes sociais. Visível é a crescente publicitação do privado a par da privatização do público num contexto de microcosmo tecnológico.Dichotomy town-urbanism versus house-home, organization of public and private spaces and production of content such as construction and definition of the individual space are the ignition of the imagery analysis and influence in the physical space configuration. This article is apported on a theoretical reflection – involving the individual, physical space and use of smartphones – and a visual exegesis of photographs captured by these devices of mobile communication and voluntarily displayed by celebrities in Facebook, Twitter and Instagram. The aim is to highlight how celebrities deal with the concepts of public and private, represent the self and exhibit their daily dynamics, particularly in social media. Noticeable is the growing publicity of private side by side the privatization of public in a technological microcosm.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/655oai:revues.org:cp/655porurn:doi:10.4000/cp.655http://journals.openedition.org/cp/655Albuquerque, Ana IsabelTellería, Ana Serranoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:39Zoai:revues.org:cp/655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:29.993595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
title Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
spellingShingle Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
Albuquerque, Ana Isabel
space
celebrities
social media
instagram
espaço
celebridades
redes sociais
instagram
title_short Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
title_full Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
title_fullStr Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
title_full_unstemmed Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
title_sort Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais
author Albuquerque, Ana Isabel
author_facet Albuquerque, Ana Isabel
Tellería, Ana Serrano
author_role author
author2 Tellería, Ana Serrano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ana Isabel
Tellería, Ana Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv space
celebrities
social media
instagram
espaço
celebridades
redes sociais
instagram
topic space
celebrities
social media
instagram
espaço
celebridades
redes sociais
instagram
description A dicotomia cidade-urbanismo versus casa-lar, a organização dos espaços público e privado e a produção de conteúdos como construção e definição do espaço individual são a ignição da análise imagética e influenciam a configuração do espaço físico. Este artigo reparte-se entre uma reflexão teórica – envolvendo o Homem, o espaço físico e a utilização de smartphones – e uma exegese visual de fotografias capturadas por estes dispositivos de comunicação móvel e exibidas voluntariamente por celebridades nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se evidenciar a forma como as celebridades lidam com os conceitos de público e privado, representam o self e expõem as suas dinâmicas diárias, nomeadamente nas redes sociais. Visível é a crescente publicitação do privado a par da privatização do público num contexto de microcosmo tecnológico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/655
oai:revues.org:cp/655
url http://journals.openedition.org/cp/655
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.655
http://journals.openedition.org/cp/655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130598971801600