Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Tânia Raquel Ferreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31141
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório.
id RCAP_dede315dbee41d4f6cd08d0c0aeac9d7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Um novo espaço para brincar: da ideia à concretizaçãoInvestigaçãoBrincarOrganização do EspaçoMateriais não EstruturadosO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumJesus, Tânia Raquel Ferreira de2020-01-30T14:15:03Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31141202381927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
title Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
spellingShingle Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
Jesus, Tânia Raquel Ferreira de
Investigação
Brincar
Organização do Espaço
Materiais não Estruturados
title_short Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
title_full Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
title_fullStr Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
title_full_unstemmed Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
title_sort Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
author Jesus, Tânia Raquel Ferreira de
author_facet Jesus, Tânia Raquel Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Tânia Raquel Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Brincar
Organização do Espaço
Materiais não Estruturados
topic Investigação
Brincar
Organização do Espaço
Materiais não Estruturados
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-30T14:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31141
202381927
url http://hdl.handle.net/10400.26/31141
identifier_str_mv 202381927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301283849371648