Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31141 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório. |
id |
RCAP_dede315dbee41d4f6cd08d0c0aeac9d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretizaçãoInvestigaçãoBrincarOrganização do EspaçoMateriais não EstruturadosO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumJesus, Tânia Raquel Ferreira de2020-01-30T14:15:03Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31141202381927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:52ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
title |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
spellingShingle |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização Jesus, Tânia Raquel Ferreira de Investigação Brincar Organização do Espaço Materiais não Estruturados |
title_short |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
title_full |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
title_fullStr |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
title_full_unstemmed |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
title_sort |
Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização |
author |
Jesus, Tânia Raquel Ferreira de |
author_facet |
Jesus, Tânia Raquel Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Tânia Raquel Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Brincar Organização do Espaço Materiais não Estruturados |
topic |
Investigação Brincar Organização do Espaço Materiais não Estruturados |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra e é intitulado “Um novo espaço para brincar: da ideia à concretização” O Brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento e, por isso, é imprescindível que os educadores e professores lhe deem o devido valor e que promovam ambientes potencializadores do brincar. Este documento pretende apresentar o projeto realizado numa sala de Jardim de Infância, que consistiu na recuperação de uma área inutilizada e no seu apetrechamento com materiais não estruturados. Inclui também a monitorização e avaliação dessa experiência. Para investigar o impacto que as mudanças tiveram nas crianças foi recolhida informação com vários instrumentos (registos de observação, entrevistas, narrativas de aprendizagem, notas de campo e registos multimédia) e os dados recolhidos foram tratados utilizando o método de comparação constante da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967 in Coelho, 2004). O grupo que participou neste projeto era composto por 19 crianças (10 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, que frequentavam uma instituição educativa pública no ano letivo 2017/2018. A organização dos materiais e do espaço, os materiais não estruturados e os benefícios de brincar são alguns dos temas abordados neste relatório. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-30T14:15:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31141 202381927 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31141 |
identifier_str_mv |
202381927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301283849371648 |