Investigação-acção e construção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joaquim
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1466
Resumo: O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.
id RCAP_dedef2b5a9853812fe8f0f70d6e7b487
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação-acção e construção da cidadaniaEDUCAÇÃOCIDADANIAFAMÍLIAEDUCATIONCITIZENSHIPFAMILYO desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.The social, economic and cultural development in the last decades and the multiple changes that they caused both at family and at educational level have introduced the question of education, as a public action to be undertaken by different educational agents – parents, children, others social’ actors of community. In this paper, we shall briefly present three projects grounded on action research, explaining the contexts in which they were developed, their goals, and their research methods. A meta-analysis of these projects allowed us to point out the specificities of each one, as well as to find out some common indicators, like: the significance of cooperation as a motor of citizenship for every social actor; the (re-) construction of new ways of social and educational solidarity and the need to unhide child’s participation in this relational process; the (re-) valuation of the teacher as a professional in human being relationships; and the claim of education as a common project.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:30:16Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1466por1646-401XMarques, JoaquimSarmento, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:21.849373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação-acção e construção da cidadania
title Investigação-acção e construção da cidadania
spellingShingle Investigação-acção e construção da cidadania
Marques, Joaquim
EDUCAÇÃO
CIDADANIA
FAMÍLIA
EDUCATION
CITIZENSHIP
FAMILY
title_short Investigação-acção e construção da cidadania
title_full Investigação-acção e construção da cidadania
title_fullStr Investigação-acção e construção da cidadania
title_full_unstemmed Investigação-acção e construção da cidadania
title_sort Investigação-acção e construção da cidadania
author Marques, Joaquim
author_facet Marques, Joaquim
Sarmento, Teresa
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joaquim
Sarmento, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CIDADANIA
FAMÍLIA
EDUCATION
CITIZENSHIP
FAMILY
topic EDUCAÇÃO
CIDADANIA
FAMÍLIA
EDUCATION
CITIZENSHIP
FAMILY
description O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-11-04T19:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1466
url http://hdl.handle.net/10437/1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131221060485120