Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Milton Rogério de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08052023-082716/
Resumo: Esta pesquisa investigou e analisou se e como pais e mães de alunos de uma escola de ensino fundamental de um bairro periférico de Ribeirão Preto SP promovem a socialização e incentivam a escolarização dos filhos, como transferem a eles princípios básicos de cidadania relacionados a direitos e deveres e se essas orientações são diferentes segundo o sexo dos genitores e de filhos e filhas e ainda como avaliam a qualidade do ensino oferecido pela escola na formação da cidadania. Para isso, foi necessário investigar o conhecimento que mães e pais têm sobre cidadania e quais informações sobre o trabalho que a escola desenvolve nesse sentido. Para responder a essas perguntas foram realizadas entrevistas de modo remoto com cinco mães e cinco pais de alunos de uma escola de um bairro periférico de Ribeirão Preto, ocupado por população de baixa renda, com questões pertinentes à construção da cidadania, à qualidade e quantidade dos conteúdos oferecidos para a formação cidadã e às relações dos filhos no espaço escolar. Os dados coletados foram analisados de acordo com os referenciais teóricos da sociologia.
id USP_20cbea292bdb90573478ba0e6d616d52
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08052023-082716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão PretoSchool, family and citizenship in a peripheral neighborhood of Ribeirão PretoCidadaniaCidadania-passivaCitizenshipEscolaFamíliaFamilyPassive-citizenshipPráticas escolaresSchoolSchool practicesEsta pesquisa investigou e analisou se e como pais e mães de alunos de uma escola de ensino fundamental de um bairro periférico de Ribeirão Preto SP promovem a socialização e incentivam a escolarização dos filhos, como transferem a eles princípios básicos de cidadania relacionados a direitos e deveres e se essas orientações são diferentes segundo o sexo dos genitores e de filhos e filhas e ainda como avaliam a qualidade do ensino oferecido pela escola na formação da cidadania. Para isso, foi necessário investigar o conhecimento que mães e pais têm sobre cidadania e quais informações sobre o trabalho que a escola desenvolve nesse sentido. Para responder a essas perguntas foram realizadas entrevistas de modo remoto com cinco mães e cinco pais de alunos de uma escola de um bairro periférico de Ribeirão Preto, ocupado por população de baixa renda, com questões pertinentes à construção da cidadania, à qualidade e quantidade dos conteúdos oferecidos para a formação cidadã e às relações dos filhos no espaço escolar. Os dados coletados foram analisados de acordo com os referenciais teóricos da sociologia.The aim of this paper is to investigate and analyze if and how fathers and mothers of students from an elementary school in a peripheral neighborhood of Ribeirão Preto SP promote socialization and encourage the schooling of their children, how they transfer basic principles of citizenship related to rights and duties to them and if these orientations are different according to the sex of the parents and sons and daughters and also how they evaluate the quality of the education offered by the school in the formation of citizenship. For this, it was necessary to investigate the knowledge wich mothers and fathers have about citizenship and what information about the work that the school develops in this regard. To answer these questions, interviews were carried out remotely with five mothers and five fathers of students from a school in a peripheral neighborhood, occupied by low-income population, with questions related to the construction of citizenship, the quality and quantity of contents offered for citizenship training and children\'s relationships in the school space. The collected data were analyzed according to the theoretical references of sociology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomanelli, GeraldoPaula, Milton Rogério de2023-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08052023-082716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-26T13:10:47Zoai:teses.usp.br:tde-08052023-082716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-26T13:10:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
School, family and citizenship in a peripheral neighborhood of Ribeirão Preto
title Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
spellingShingle Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
Paula, Milton Rogério de
Cidadania
Cidadania-passiva
Citizenship
Escola
Família
Family
Passive-citizenship
Práticas escolares
School
School practices
title_short Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
title_full Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
title_fullStr Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
title_full_unstemmed Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
title_sort Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
author Paula, Milton Rogério de
author_facet Paula, Milton Rogério de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romanelli, Geraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Milton Rogério de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Cidadania-passiva
Citizenship
Escola
Família
Family
Passive-citizenship
Práticas escolares
School
School practices
topic Cidadania
Cidadania-passiva
Citizenship
Escola
Família
Family
Passive-citizenship
Práticas escolares
School
School practices
description Esta pesquisa investigou e analisou se e como pais e mães de alunos de uma escola de ensino fundamental de um bairro periférico de Ribeirão Preto SP promovem a socialização e incentivam a escolarização dos filhos, como transferem a eles princípios básicos de cidadania relacionados a direitos e deveres e se essas orientações são diferentes segundo o sexo dos genitores e de filhos e filhas e ainda como avaliam a qualidade do ensino oferecido pela escola na formação da cidadania. Para isso, foi necessário investigar o conhecimento que mães e pais têm sobre cidadania e quais informações sobre o trabalho que a escola desenvolve nesse sentido. Para responder a essas perguntas foram realizadas entrevistas de modo remoto com cinco mães e cinco pais de alunos de uma escola de um bairro periférico de Ribeirão Preto, ocupado por população de baixa renda, com questões pertinentes à construção da cidadania, à qualidade e quantidade dos conteúdos oferecidos para a formação cidadã e às relações dos filhos no espaço escolar. Os dados coletados foram analisados de acordo com os referenciais teóricos da sociologia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08052023-082716/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08052023-082716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256801867726848