O plano de negócios nas organizações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isabel Luísa Peres Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4960
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_dee4531daba8fd7652a4fd86a623a146
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O plano de negócios nas organizações sociaisSustentabilidadeNegócio SocialImpacto SocialVoluntáriosSustainabilitySocial BusinessSocial ImpactVolunteersMestrado em Ciências EmpresariaisA crise económica e financeira sujeitou as organizações inseridas no Terceiro Setor a uma pressão constante no que concerne à sua viabilidade económica, perspetivando muitas semelhanças com o Segundo Setor. A falta de liquidez por parte do Estado impõe uma reestruturação das organizações sociais. Fatores como concorrência, planeamento, criatividade, inovação, e outros passam a fazer parte da agenda do dia como pontos fulcrais para o desenvolvimento das mesmas e a prossecução dos objetivos sociais. Neste contexto foi elaborado o Plano de Negócios (PN) da Associação de Apoio ao Domicílio do Recém-Nascido (A.A.D.R.N.), assumindo-o como uma ferramenta indispensável para a sua concretização: internamente utilizando esta ferramenta como forma de planeamento e avaliação de desempenho quanto à execução dos objetivos propostos e sua concretização; externamente utilizando-a junto da sociedade civil, por via da caracterização da associação, privilegiando desta forma, a relação com os stakeholders e as várias organizações inseridas no mercado do Terceiro Setor. Assim, o Plano de Negócios na AADRN foi elaborado espelhando a linha condutora da referida associação e delineando o seu rumo. O fato de a AADRN se encontrar no early stage provocou, em determinadas etapas da elaboração do PN, alguma dificuldade quanto a apresentação de dados e a sua perspetivação, no entanto, prevê-se que este gap seja colmatado nos anos subsequentes. A AADRN assume que o grande desafio deste PN será a sua aplicabilidade, com particular destaque para questões financeiras, na criação do negócio social e ainda relativamente aos recursos humanos.The economic and financial crisis has constrained the Third Sector’s organizations at a constant pressure with regard to their economic viability, which foresees many similarities with the Second Sector. The Government’s liquidity shortage, overthrew the old model of economic stability through the subsidy dependence, which requires a restructuring of the social organizations. Factors such as competition, planning, creativity, innovation, among other, become part of the daily schedule as key issues for their development and achievement of social goals to which they that are proposed. It is in this context that was prepared the Business Plan of the Associação de Apoio ao Domicílio do Recém-Nascido (A.A.D.R.N.), assumed as an indispensable tool: internally as a way of planning and performance evaluation of the implementation of the proposed objectives and consequently achieved; externally to civil society, through the characterization of the association, favoring this way the relationship with stakeholders and the various organizations included the market of the Third Sector. Therefore, the AADRN BP was prepared in order to reflect the guiding principle of that association and to set its course. The fact that AADRN is in its early stage resulted, in certain phases of the BP elaboration, some difficulty as to the presentation of data and its perspective. However, it is expected that this gap will be bridged in subsequent years. The AADRN assumes that the great challenge of this BP will be its applicability, with particular emphasis on financial matters, in the creation of social business and also for human resources.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaRamos, Isabel Luísa Peres Martins2012-12-28T11:39:30Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4960porRamos, Isabel Luísa Peres Martins. 2012. "O plano de negócios nas organizações sociais". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:32.330127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O plano de negócios nas organizações sociais
title O plano de negócios nas organizações sociais
spellingShingle O plano de negócios nas organizações sociais
Ramos, Isabel Luísa Peres Martins
Sustentabilidade
Negócio Social
Impacto Social
Voluntários
Sustainability
Social Business
Social Impact
Volunteers
title_short O plano de negócios nas organizações sociais
title_full O plano de negócios nas organizações sociais
title_fullStr O plano de negócios nas organizações sociais
title_full_unstemmed O plano de negócios nas organizações sociais
title_sort O plano de negócios nas organizações sociais
author Ramos, Isabel Luísa Peres Martins
author_facet Ramos, Isabel Luísa Peres Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, José Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Isabel Luísa Peres Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Negócio Social
Impacto Social
Voluntários
Sustainability
Social Business
Social Impact
Volunteers
topic Sustentabilidade
Negócio Social
Impacto Social
Voluntários
Sustainability
Social Business
Social Impact
Volunteers
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-28T11:39:30Z
2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4960
url http://hdl.handle.net/10400.5/4960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Isabel Luísa Peres Martins. 2012. "O plano de negócios nas organizações sociais". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131001798000640