Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cláudia Sofia Frias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4906
Resumo: As culturas nacionais e as diferenças entre culturas são uma componente crucial do contexto, na investigação em negócios internacionais (NI). Desde a origem da disciplina que as questões culturais surgem nos estudos em NI, ainda que com maior ênfase a partir de 1980. Se a investigação parece ter tido uma evolução substancial ao longo das últimas 3 décadas, manifesta inclusive no surgimento de novas conceptualizações e novos modelos e taxonomias culturais como a de Hofstede (1980), Hall (1976), Trompenaars (1994) e o Projeto GLOBE (House et al., 2004), para nomear apenas algumas, é menos evidente a forma como a investigação tem incorporado estes progressos. Assim, nesta dissertação realizamos um estudo bibliométrico e bibliográfico dos artigos publicados nas seis principais revistas académicas de Negócios Internacionais – , , , , e – para analisar como a “cultura” (e apenas cultura nacional, com exclusão de cultura organizacional) tem sido usada na investigação em NI. Os resultados permitem identificar padrões interessantes de conexões entre obras e autores, que são agrupados em clusters de investigação fundamentais. Se é saliente que o trabalho de Hofstede (1980) é o mais citado – e um dos trabalhos mais citados nos estudos de Gestão – também o conceito de distância cultural, primeiro proposto por Kogut e Singh (1988), ganhou grande prominência na investigação em NI. Os resultados também apontam para um número de linhas possíveis de futura investigação para melhorar a nossa compreensão de como as empresas podem lidar com a maior complexidade ambiental que é imposta por diferenças nas culturas nacionais nos países onde operam.
id RCAP_dee75d572ea68efffcf7b0fced71c0dc
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do temaCultura em negócios internacionaisModelos culturaisHofstedeEstudo bibliométricoRevisãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs culturas nacionais e as diferenças entre culturas são uma componente crucial do contexto, na investigação em negócios internacionais (NI). Desde a origem da disciplina que as questões culturais surgem nos estudos em NI, ainda que com maior ênfase a partir de 1980. Se a investigação parece ter tido uma evolução substancial ao longo das últimas 3 décadas, manifesta inclusive no surgimento de novas conceptualizações e novos modelos e taxonomias culturais como a de Hofstede (1980), Hall (1976), Trompenaars (1994) e o Projeto GLOBE (House et al., 2004), para nomear apenas algumas, é menos evidente a forma como a investigação tem incorporado estes progressos. Assim, nesta dissertação realizamos um estudo bibliométrico e bibliográfico dos artigos publicados nas seis principais revistas académicas de Negócios Internacionais – , , , , e – para analisar como a “cultura” (e apenas cultura nacional, com exclusão de cultura organizacional) tem sido usada na investigação em NI. Os resultados permitem identificar padrões interessantes de conexões entre obras e autores, que são agrupados em clusters de investigação fundamentais. Se é saliente que o trabalho de Hofstede (1980) é o mais citado – e um dos trabalhos mais citados nos estudos de Gestão – também o conceito de distância cultural, primeiro proposto por Kogut e Singh (1988), ganhou grande prominência na investigação em NI. Os resultados também apontam para um número de linhas possíveis de futura investigação para melhorar a nossa compreensão de como as empresas podem lidar com a maior complexidade ambiental que é imposta por diferenças nas culturas nacionais nos países onde operam.Marques, Tânia de Matos GomesSerra, Fernando António RibeiroIC-OnlinePinto, Cláudia Sofia Frias2020-05-04T10:57:01Z2012-12-172012-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:39.090865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
title Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
spellingShingle Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
Pinto, Cláudia Sofia Frias
Cultura em negócios internacionais
Modelos culturais
Hofstede
Estudo bibliométrico
Revisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
title_full Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
title_fullStr Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
title_full_unstemmed Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
title_sort Estudo bibliométrico sobre cultura na investigação em Negócios Internacionais: Evolução e base intelectual do tema
author Pinto, Cláudia Sofia Frias
author_facet Pinto, Cláudia Sofia Frias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Tânia de Matos Gomes
Serra, Fernando António Ribeiro
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cláudia Sofia Frias
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura em negócios internacionais
Modelos culturais
Hofstede
Estudo bibliométrico
Revisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cultura em negócios internacionais
Modelos culturais
Hofstede
Estudo bibliométrico
Revisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As culturas nacionais e as diferenças entre culturas são uma componente crucial do contexto, na investigação em negócios internacionais (NI). Desde a origem da disciplina que as questões culturais surgem nos estudos em NI, ainda que com maior ênfase a partir de 1980. Se a investigação parece ter tido uma evolução substancial ao longo das últimas 3 décadas, manifesta inclusive no surgimento de novas conceptualizações e novos modelos e taxonomias culturais como a de Hofstede (1980), Hall (1976), Trompenaars (1994) e o Projeto GLOBE (House et al., 2004), para nomear apenas algumas, é menos evidente a forma como a investigação tem incorporado estes progressos. Assim, nesta dissertação realizamos um estudo bibliométrico e bibliográfico dos artigos publicados nas seis principais revistas académicas de Negócios Internacionais – , , , , e – para analisar como a “cultura” (e apenas cultura nacional, com exclusão de cultura organizacional) tem sido usada na investigação em NI. Os resultados permitem identificar padrões interessantes de conexões entre obras e autores, que são agrupados em clusters de investigação fundamentais. Se é saliente que o trabalho de Hofstede (1980) é o mais citado – e um dos trabalhos mais citados nos estudos de Gestão – também o conceito de distância cultural, primeiro proposto por Kogut e Singh (1988), ganhou grande prominência na investigação em NI. Os resultados também apontam para um número de linhas possíveis de futura investigação para melhorar a nossa compreensão de como as empresas podem lidar com a maior complexidade ambiental que é imposta por diferenças nas culturas nacionais nos países onde operam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-17
2012-12-17T00:00:00Z
2020-05-04T10:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4906
url http://hdl.handle.net/10400.8/4906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136980163887104