AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252 |
Resumo: | As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada |
id |
UFES-11_1697391c421e62f4d86e2102b7cbf80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/31252 |
network_acronym_str |
UFES-11 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANYTHE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANYPequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede.As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisadaMicro and small companies represent a significant part of the jobs and income generated in Brazilian society. According to Sebrae (2016), they hired 9 million workers, 60% more than medium and large companies. Realizing the challenges of these companies and presenting solutions contributes to the development of new jobs and, consequently, to the country's economic growth. There is a strong influence of organizational culture on the development and maintenance of small businesses. Thus, this article aims to identify the cultural dimensions of a small company with good performance in the area of digital marketing. Hofstede's cultural dimensions were used for the bibliographic review, focusing on how Brazilian companies fit into these dimensions. Thus, the analyzed company was classified among the dimensions presented by Hofstede to understand its characteristics. As a result, the influence of organizational culture on the company's development steps is observed, which had not been mapped by the analyzed company.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-1452447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252/21580Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCallefi, Jéssica Syrio Bacellar, Luiz Fernando Strauss Lourenço, Caio Marcelo Santos, Fernando César Almada 2023-01-08T16:36:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/31252Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:28.583155Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
title |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
spellingShingle |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY Callefi, Jéssica Syrio Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede. Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede. |
title_short |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
title_full |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
title_fullStr |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
title_full_unstemmed |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
title_sort |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY |
author |
Callefi, Jéssica Syrio |
author_facet |
Callefi, Jéssica Syrio Bacellar, Luiz Fernando Strauss Lourenço, Caio Marcelo Santos, Fernando César Almada |
author_role |
author |
author2 |
Bacellar, Luiz Fernando Strauss Lourenço, Caio Marcelo Santos, Fernando César Almada |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Callefi, Jéssica Syrio Bacellar, Luiz Fernando Strauss Lourenço, Caio Marcelo Santos, Fernando César Almada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede. Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede. |
topic |
Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede. Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede. |
description |
As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252 |
url |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252/21580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145 Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145 Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145 2447-5580 reponame:Brazilian Journal of Production Engineering instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Brazilian Journal of Production Engineering |
collection |
Brazilian Journal of Production Engineering |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigo.r.freitas@ufes.br |
_version_ |
1797047320670371840 |