AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callefi, Jéssica Syrio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bacellar, Luiz Fernando Strauss, Lourenço, Caio Marcelo, Santos, Fernando César Almada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252
Resumo: As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada
id UFES-11_1697391c421e62f4d86e2102b7cbf80d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/31252
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANYTHE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANYPequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede.As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisadaMicro and small companies represent a significant part of the jobs and income generated in Brazilian society. According to Sebrae (2016), they hired 9 million workers, 60% more than medium and large companies. Realizing the challenges of these companies and presenting solutions contributes to the development of new jobs and, consequently, to the country's economic growth. There is a strong influence of organizational culture on the development and maintenance of small businesses. Thus, this article aims to identify the cultural dimensions of a small company with good performance in the area of ​​digital marketing. Hofstede's cultural dimensions were used for the bibliographic review, focusing on how Brazilian companies fit into these dimensions. Thus, the analyzed company was classified among the dimensions presented by Hofstede to understand its characteristics. As a result, the influence of organizational culture on the company's development steps is observed, which had not been mapped by the analyzed company.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-1452447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252/21580Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCallefi, Jéssica Syrio Bacellar, Luiz Fernando Strauss Lourenço, Caio Marcelo Santos, Fernando César Almada 2023-01-08T16:36:04Zoai:periodicos.ufes.br:article/31252Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:28.583155Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
title AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
spellingShingle AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
Callefi, Jéssica Syrio
Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.
Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede.
title_short AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
title_full AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
title_fullStr AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
title_full_unstemmed AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
title_sort AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY
author Callefi, Jéssica Syrio
author_facet Callefi, Jéssica Syrio
Bacellar, Luiz Fernando Strauss
Lourenço, Caio Marcelo
Santos, Fernando César Almada
author_role author
author2 Bacellar, Luiz Fernando Strauss
Lourenço, Caio Marcelo
Santos, Fernando César Almada
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callefi, Jéssica Syrio
Bacellar, Luiz Fernando Strauss
Lourenço, Caio Marcelo
Santos, Fernando César Almada
dc.subject.por.fl_str_mv Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.
Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede.
topic Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.
Small business; organizational culture; cultural dimensions of Hofstede.
description As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252/21580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 No. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 6 Núm. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 6 n. 5 (2020): Número Regular (Julho - Setembro); 135-145
2447-5580
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047320670371840