Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Rita Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6260
Resumo: A Psicologia Forense demarca-se gradualmente numa ciência essencial e construtiva no campo da Justiça, na sua intervenção juspsicológica e compreensão do sujeito transgressivo enquanto ser idiossincrático. A adolescência, típica pelas suas transformações físicas e psicológicas, demarca-se igualmente por um crescimento do fenómeno da delinquência, onde factores de risco e protecção se debatem continuamente. A passagem pelo sistema de justiça em âmbito tutelar educativo torna-se, por vezes, um caminho certo, na qual o jovem poderá possuir uma medida sob o acto qualificado enquanto crime cometido. Aqui, a Psicologia Forense possui um carácter interventivo de enorme valor, avaliando o menor, compreendendo a sua trajectória de vida, os contextos onde se insere, qual a melhor medida que deverá ser aplicada, que intervenções deverão ser tomadas para uma reinserção correcta. Que Severidade Punitiva são estes jovens alvo face aos actos que cometeram, bem como a que nível o trabalho da Psicologia possui influência sobre o processo? Através da análise de processos tutelares educativos correspondentes a 30 jovens, em Tribunal de Família e Menores de Lisboa, verificou-se que a Severidade Punitiva é de intensidade média, bem como a Psicologização possui uma intensidade máxima, possuindo ambos os índices uma correlação positiva mediana.
id RCAP_df0b9bbbd3976c9c974fa7ef4d21a9aa
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativoPSICOLOGIAMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIALPSICOLOGIA FORENSEDELINQUÊNCIA JUVENILSENTENÇASDIREITOPENAS APLICÁVEISAÇÃO PENALTUTELA EDUCATIVAJOVENSPSYCHOLOGYFORENSIC PSYCHOLOGYJUVENILE DELINQUENCYSENTENCINGPENAL ACTIONEDUCATIVE GUARDIANSHIPYOUNG PEOPLELAWA Psicologia Forense demarca-se gradualmente numa ciência essencial e construtiva no campo da Justiça, na sua intervenção juspsicológica e compreensão do sujeito transgressivo enquanto ser idiossincrático. A adolescência, típica pelas suas transformações físicas e psicológicas, demarca-se igualmente por um crescimento do fenómeno da delinquência, onde factores de risco e protecção se debatem continuamente. A passagem pelo sistema de justiça em âmbito tutelar educativo torna-se, por vezes, um caminho certo, na qual o jovem poderá possuir uma medida sob o acto qualificado enquanto crime cometido. Aqui, a Psicologia Forense possui um carácter interventivo de enorme valor, avaliando o menor, compreendendo a sua trajectória de vida, os contextos onde se insere, qual a melhor medida que deverá ser aplicada, que intervenções deverão ser tomadas para uma reinserção correcta. Que Severidade Punitiva são estes jovens alvo face aos actos que cometeram, bem como a que nível o trabalho da Psicologia possui influência sobre o processo? Através da análise de processos tutelares educativos correspondentes a 30 jovens, em Tribunal de Família e Menores de Lisboa, verificou-se que a Severidade Punitiva é de intensidade média, bem como a Psicologização possui uma intensidade máxima, possuindo ambos os índices uma correlação positiva mediana.Forensic Psychology has gradually been demarcated has an essential and constructive science on Justice Field, in its juspsychologycal intervention and understanding of the transgressive person has an idiosyncratic being. Typically for its physical and psychological changes, adolescence can be distinguished also by a growing of crime phenomenon, where risk and protective factors are in constant debate. The passage by the justice system in tutelary educational context becomes sometimes a certain way, which the young may have a measure applied under the act qualified as crime committed. Here, the Forensic Psychology features an interventional character of immense value, evaluating the teenager, comprising its path of life, the contexts in which it operates, what is the better measure to be applied, and what interventions should be taken for proper rehabilitation. So, how much Punitive Severity these young people have to face after the acts they committed, and which level the psychology work has influence on the process? Through the analysis of educational guardianship proceedings corresponding to 30 youth in Family and Juvenile Court at the Lisbon Justice Campus, it was found that the Punitive Severity has median intensity and psychologizing have a maxim intensity, wish both indices have positive median correlation.2015-04-23T14:49:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6260TID:201228556porCastro, Ana Rita Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:00.337641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
title Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
spellingShingle Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
Castro, Ana Rita Santos
PSICOLOGIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIAL
PSICOLOGIA FORENSE
DELINQUÊNCIA JUVENIL
SENTENÇAS
DIREITO
PENAS APLICÁVEIS
AÇÃO PENAL
TUTELA EDUCATIVA
JOVENS
PSYCHOLOGY
FORENSIC PSYCHOLOGY
JUVENILE DELINQUENCY
SENTENCING
PENAL ACTION
EDUCATIVE GUARDIANSHIP
YOUNG PEOPLE
LAW
title_short Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
title_full Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
title_fullStr Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
title_full_unstemmed Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
title_sort Severidade punitiva na delinquência juvenil: psicologização da lei e (re)inserção em âmbito tutelar educativo
author Castro, Ana Rita Santos
author_facet Castro, Ana Rita Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Rita Santos
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIAL
PSICOLOGIA FORENSE
DELINQUÊNCIA JUVENIL
SENTENÇAS
DIREITO
PENAS APLICÁVEIS
AÇÃO PENAL
TUTELA EDUCATIVA
JOVENS
PSYCHOLOGY
FORENSIC PSYCHOLOGY
JUVENILE DELINQUENCY
SENTENCING
PENAL ACTION
EDUCATIVE GUARDIANSHIP
YOUNG PEOPLE
LAW
topic PSICOLOGIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIAL
PSICOLOGIA FORENSE
DELINQUÊNCIA JUVENIL
SENTENÇAS
DIREITO
PENAS APLICÁVEIS
AÇÃO PENAL
TUTELA EDUCATIVA
JOVENS
PSYCHOLOGY
FORENSIC PSYCHOLOGY
JUVENILE DELINQUENCY
SENTENCING
PENAL ACTION
EDUCATIVE GUARDIANSHIP
YOUNG PEOPLE
LAW
description A Psicologia Forense demarca-se gradualmente numa ciência essencial e construtiva no campo da Justiça, na sua intervenção juspsicológica e compreensão do sujeito transgressivo enquanto ser idiossincrático. A adolescência, típica pelas suas transformações físicas e psicológicas, demarca-se igualmente por um crescimento do fenómeno da delinquência, onde factores de risco e protecção se debatem continuamente. A passagem pelo sistema de justiça em âmbito tutelar educativo torna-se, por vezes, um caminho certo, na qual o jovem poderá possuir uma medida sob o acto qualificado enquanto crime cometido. Aqui, a Psicologia Forense possui um carácter interventivo de enorme valor, avaliando o menor, compreendendo a sua trajectória de vida, os contextos onde se insere, qual a melhor medida que deverá ser aplicada, que intervenções deverão ser tomadas para uma reinserção correcta. Que Severidade Punitiva são estes jovens alvo face aos actos que cometeram, bem como a que nível o trabalho da Psicologia possui influência sobre o processo? Através da análise de processos tutelares educativos correspondentes a 30 jovens, em Tribunal de Família e Menores de Lisboa, verificou-se que a Severidade Punitiva é de intensidade média, bem como a Psicologização possui uma intensidade máxima, possuindo ambos os índices uma correlação positiva mediana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-23T14:49:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6260
TID:201228556
url http://hdl.handle.net/10437/6260
identifier_str_mv TID:201228556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131227135934464